10/03/2023 Semasa amplia serviços de varrição noturna e mecanizada em Santo André

Equipes atuarão em mais dias da semana em diversas regiões da cidade

Santo André, 9 de março de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) segue melhorando os serviços que garantem a limpeza pública do município. Recentemente, a autarquia assinou novo contrato que vai ampliar os serviços de varrição manual e mecanizada.

“A ampliação da varrição não só deixa a cidade mais limpa como ajuda no combate às enchentes, ao reduzir a quantidade de resíduos que poderiam ir para bueiros”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Uma das novidades é que a Vila de Paranapiacaba passa a ser atendida com varrição manual diária. Antes, o serviço era executado por funcionários da Prefeitura e, agora, a vila conta com uma equipe de quatro varredores, que também atua no esvaziamento das papeleiras.

A varrição noturna também ganhou reforço e, a partir de agora, 16 funcionários vão contribuir com o serviço na região central, na região comercial Vila Luzita e na Fundação Santo André (Avenida do Conhecimento). “Passamos a contar com duas equipes de trabalho noturno, o que permitiu estender a limpeza na Vila Luzita, por exemplo. Naquele local, a equipe realizava a varrição noturna três vezes por semana e, hoje, passamos a oferecer o serviço de segunda a sábado e também nas manhãs de domingo”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

A Fundação Santo André (Avenida do Conhecimento) era atendida uma vez por semana, durante o dia. O serviço se desenvolvia de forma lenta devido aos carros estacionados e, por isso, passou a ser noturno e duas vezes por semana, melhorando os resultados, livre da obstrução de veículos. O Centro e o Calçadão da Oliveira Lima também foram beneficiados pelo incremento da varrição noturna, que passou a ocorrer também nos domingos à noite.

Outra novidade é que, de forma inédita, a cidade passou a contar com uma equipe de limpezas especiais, ou seja, destacada especialmente para atender situações de emergências, eventos, alagamentos ou outras demandas pontuais. Mensalmente, são executados 7.710,75 km de varrição nas ruas andreenses.

Limpeza mecanizada – Santo André possui serviço de varrição mecanizada há 24 anos e, a partir de agora, o serviço realizado pelo Semasa passa a contar com dois veículos.

A varredeira mecanizada é responsável pela limpeza de vias de grande movimento, como a Perimetral e a Avenida Prestes Maia e os serviços são realizados, geralmente, no período noturno. São 1.136,80 km varridos todos os meses.

“O município já é reconhecido por possuir um dos melhores serviços de limpeza da região, de acordo com pesquisa do Instituto Indsat, e o nosso objetivo é continuar oferecendo o melhor para a população”, comenta o superintendente adjunto e diretor de resíduos sólidos do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos.

Papeleiras – Para garantir mais agilidade na instalação, manutenção e higienização das papeleiras, a partir de agora a cidade passa a contar com duas equipes.

Apesar da ampliação de pessoas, infelizmente o volume de papeleiras depredadas subiu. Atualmente, cerca de 45% das papeleiras instaladas sofrem atos de vandalismo ou furto.

O Semasa procura instalar 70 lixeiras por mês, mas o volume de equipamentos danificados é superior à capacidade de substituição da autarquia e das equipes. A cidade conta com mais de 6,7 mil papeleiras.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...