23/02/2023 Cooperados de Santo André recebem formação para ampliar reaproveitamento de eletroeletrônicos

Capacitação tem como foco orientar manuseio, separação, desmontagem e armazenamento corretos de aparelhos como computador, televisão e celular

Santo André, 23 de fevereiro de 2023 – As pessoas que trabalham nas cooperativas de reciclagem de Santo André estão participando de uma formação sobre manejo de equipamentos eletroeletrônicos, como celular, computador, televisão e geladeira, para ter mais segurança no trabalho e melhorar o reaproveitamento dos materiais, que são vendidos a indústrias para a confecção de novos produtos.

Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a capacitação faz parte do trabalho técnico socioambiental das obras de construção de mais ecopontos no município.

“Com as 10 novas Estações de Coleta que chegam ao munícipio, o volume de material coletado vai ser maior, inclusive de eletroeletrônicos. Com esse curso, os cooperados vão ter mais aptidão para o manejo correto desse tipo de resíduo, podendo gerar um pouco mais de renda”, explica a engenheira ambiental e agrícola Naraisa Moura Esteves Coluna.

A capacitação envolve manuseio, separação, desmontagem e armazenamento corretos de eletroeletrônicos, que têm em sua composição metais pesados como chumbo, cádmio, mercúrio e arsênio. Eles podem causar sérios danos à saúde, principalmente ao sistemas respiratório, neurológico, digestório, hepático, cutâneo, hematológico, renal, cardiovascular e reprodutivo, além de câncer.

Outro fator importante é que, quando descartados incorretamente, poluem o meio ambiente, impactando todo o ecossistema.

Atualmente, há cerca de 80 pessoas que trabalham nas duas cooperativas de Santo André, a Coopcicla e a Cidade Limpa. Por ano, o Semasa coleta e destina aos locais mais de oito mil toneladas de resíduos secos.

Além dos cooperados, a capacitação sobre resíduos eletroeletrônicos também está beneficiando zeladores que trabalham nas Estações de Coleta do município. Esses profissionais exercem papel fundamental para orientar a população quanto ao descarte correto dos resíduos, além de receber os materiais.

Reciclagem de eletrônicos – De acordo com um relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou, em 2019, mais de dois milhões de toneladas de eletroeletrônicos. Desse total, menos de 3% foram reciclados.

A pesquisa ainda mostra que 16% dos brasileiros descartam com certa frequência algum eletroeletrônico no lixo comum. A maioria (87%) também disse guardar algum tipo de eletroeletrônico sem utilidade em casa, sendo que mais de 30% fica com esse tipo de material por mais de um ano.

Todas as Estações de Coleta de Santo André que estão ativas atualmente recebem eletroeletrônicos. Os resíduos são encaminhados às cooperativas de reciclagem ou, quando estão em bom estado de funcionamento e conservação, são doados a instituições sociais que possuem cadastro junto ao Semasa. Além disso, em épocas estratégicas, o Semasa realiza o evento Drive-Thru de Resíduos Eletroeletrônicos. Nas quatro edições, foram coletadas mais de 12 toneladas de materiais.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...