17/12/2022 Breshopping Sustentável e Gincana Ecológica fazem o Natal mais feliz na comunidade dos Ciganos

Crianças e adultos receberam cerca de 400 brinquedos e mil peças de roupas, calçados e acessórios

Santo André, 17 de dezembro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) proporcionou um Natal mais feliz para dezenas de famílias que residem no núcleo dos Ciganos, no bairro Utinga. A autarquia realizou neste sábado (17) a última edição do ano dos projetos Breshopping Sustentável e Gincana Ecológica. Eles permitem, respectivamente, a entrega de roupas, calçados e acessórios e de brinquedos para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Crianças e adultos puderam levar para casa cerca de mil peças, que foram doadas por moradores nas Estações de Coleta. Já a criançada brincou de roleta da sorte, caixa-surpresa, bola-cesto, tomba-lata, minigolfe e the wall kids, somou pontos e trocou por bicicletas, patinetes, ursos de pelúcia, bonecas, carrinhos, dentre outras opções. Os cerca de quatrocentos brinquedos disponibilizados também vieram de doações nos ecopontos.

“Com os projetos Breshopping Sustentável e Gincana Ecológica estamos estimulando a solidariedade, ajudando quem mais precisa, proporcionando um destino nobre a roupas e brinquedos que poderiam ir para o aterro e ampliando a educação ambiental”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A dona de casa Camila Neves, de 30 anos, levou as três filhas para se divertir. Todas voltaram felizes para casa com duas bonecas, uma bicicleta, dois vestidos e uma blusa. Uma das meninas fez aniversário em novembro e o seu desejo foi realizado: ter a tão sonhada bicicleta. “Os brinquedos e as roupas fazem a felicidade delas e também a nossa. Sou mãe, e às vezes não tenho condições para comprar tudo o que elas querem. As doações e esse tipo de ação ajudam muito a gente”, comemora.

Neste ano, além da realização do Breshopping Sustentável no núcleo dos Ciganos, o Semasa fez outras duas edições do projeto: com moradores em situação de rua que frequentam o Centro POP e participantes de um evento promovido pelo movimento Pimp My Carroça no Parque da Juventude, destinado principalmente a catadores autônomos de materiais recicláveis. Somando todas as edições, foram distribuídas cerca de 1,4 mil peças.

Na comunidade dos Ciganos, ocorreu a sexta edição do Gincana Ecológica. As demais realizações beneficiaram famílias das comunidades Homero Thon e Vila Sá, frequentadores do Parque do Pedroso e do Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), além de participantes do evento realizado pelo Pimp My Carroça. Cerca de 900 brinquedos ganharam novos lares.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...