15/12/2022 Famílias da comunidade Cruzado recebem ação conjunta do Moeda Verde e Moeda Pet

Programas andreenses contribuem para manter os bairros mais limpos

Santo André, 14 de dezembro de 2022 – Para promover o bem-estar animal, expandir e descentralizar o Moeda Pet para novas localidades, a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizaram nesta quarta-feira (14) uma ação conjunta entre Moeda Verde e Moeda Pet junto aos moradores do Núcleo Cruzado, no Jardim Santo André.

“São dois programas que estão cada vez mais marcados no dia a dia dos andreenses. Unir estas ações em uma iniciativa conjunta é muito significativo e faz com que nós, do Núcleo de Inovação Social, sintamos muito orgulho e satisfação, sobretudo por todo o auxílio promovido tanto às famílias quanto aos animais e ao meio ambiente”, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra.

A ação desta quarta-feira é a primeira de uma série que pretende ampliar o Moeda Pet e beneficiar munícipes de outras localidades e que, normalmente, não conseguiriam participar das edições mensais, em formato drive-thru, realizadas no Parque Central. A expectativa é que em 2023 outras comunidades que já integram o Moeda Verde também recebam trocas conjuntas entre os dois programas. Nesta primeira edição, foram entregues 30 quilos de alimentos para animais, sendo 18 quilos de ração para cães e 12 quilos de ração para gatos.

“A causa animal e ambiental é importante para todo o município e, por isso, queremos que todos tenham acesso a iniciativas como essa. Dessa forma, seguimos contribuindo com o meio ambiente e ainda auxiliamos moradores de comunidades mais vulneráveis a proporcionar ração de qualidade para seus cães e gatos e ainda ajudar no orçamento familiar”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. Nesta quarta-feira, no Cruzado, 32 pessoas passaram pela troca do Moeda Verde, entregando 1.928 quilos de material reciclável, levando para casa 385 quilos de batatas, cebolas, maçãs, abacaxis, cenouras, limões, além de verduras.

A moradora Lucimara Maria da Silva Santos estava acompanhando a sogra na troca desta quarta-feira quando teve a oportunidade de trocar suas garrafas plásticas por ração para a sua cachorrinha, que também acompanhava a dupla. “Tenho duas cadelinhas e elas comem muito. Vai ser muito bom ter essa ação por aqui”, diz.

Os programas andreenses, realizados em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, o Departamento de Bem-Estar Animal da prefeitura e a autarquia, são duas das principais iniciativas socioambientais da cidade e que permitem a troca de resíduos recicláveis por alimentos hortifrúti – no caso do Moeda Verde – e a troca de garrafas plásticas por ração para animais – no caso do Moeda Pet.

Desde o início do Moeda Verde, em 2017, já foram recolhidas mais de 870 toneladas de resíduos recicláveis e, em troca, foram entregues 174 toneladas de frutas, legumes e verduras. No caso do Moeda Pet, desde 2019, já foram distribuídas 10,5 toneladas de ração em troca de 211 mil garrafas plásticas recebidas. Todos os recicláveis coletados pelas duas iniciativas foram integralmente encaminhados para as cooperativas de reciclagem parcerias, que atuam junto à área da Central de Tratamento de Resíduos de Santo André. Os cooperados fazem a separação e a venda dos materiais e, o valor arrecadado se transforma em renda para estes trabalhadores. Recentemente os dois programas se tornaram lei e ganharam a garantia de permanecer pelas próximas gestões.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...

Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

02/02/2024: Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

Município do interior de São Paulo já é o segundo deste ano a se interessar pela iniciativa andreense Santo André, 1º de fevereiro de 2024 – O programa Moeda Verde segue conquistando os olhares e as atenções dos gestores públicos do Estado. Nesta quinta-feira (1º), representantes da cidade de João Ramalho estiveram em Santo André para conhecer de perto a iniciativa andreense que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrútis, contribuindo para a limpeza do município, o bem-estar e qualidade...