14/12/2022 Programas Moeda Verde e Moeda Pet se tornam lei em Santo André

Iniciativas, que trocam, respectivamente, reciclável por alimento e garrafa PET por ração para cães e gatos, passam a ter resguardo para continuar nas próximas gestões

Santo André, 26 de novembro de 2022 – A Prefeitura de Santo André celebra duas importantes conquistas: a institucionalização dos programas Moeda Verde e Moeda Pet como leis municipais. A partir de agora, as iniciativas, que permitem, respectivamente, a troca de resíduos recicláveis por alimentos e garrafas PET por ração para cães e gatos, têm a garantia de permanecer nas próximas gestões, ampliando a proteção alimentar e a sustentabilidade ambiental.

“Quando os programas se mostram efetivos, transformando a vida das pessoas, é importante que eles continuem. Ao se tornar lei, o Moeda Verde deixa de ser um programa de gestão para ser definitivamente uma política pública do município”, comemora a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra, responsável pela criação da iniciativa.

A Câmara andreense aprovou os projetos de lei na última terça-feira (22), mesma data em que o Moeda Verde completou cinco anos de existência. As leis 10.596/2022 (Moeda Verde) e 10.593/2022 (Moeda Pet) entraram em vigor neste sábado (26), após sanção do prefeito Paulo Serra.

“O Moeda Verde é um programa transversal. Ele estimula os moradores a participarem da coleta seletiva, amplia a segurança alimentar, fomenta a geração de trabalho e renda nas cooperativas de reciclagem e aumenta o tempo de operação no nosso aterro. Além disso, deixa os bairros mais limpos e promove economia de recursos públicos, já que conseguimos diminuir a quantidade de materiais aterrados e pontos de descarte irregular de resíduos nas comunidades”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Executado pelo Fundo Social de Solidariedade e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o Moeda Verde atualmente beneficia cerca de 100 mil pessoas, residentes de 23 comunidades carentes. Desde 2017 para cá, cerca de 900 toneladas de materiais recicláveis foram entregues pelos participantes. Em troca, a Prefeitura, por meio do Banco de Alimentos, distribuiu cerca de 180 toneladas de frutas, legumes e verduras.

“O Moeda Verde e o Moeda Pet são programas consagrados, que envolvem participação popular, geração de emprego e renda, combinando com sustentabilidade. O meio ambiente de Santo André agradece e nossos pets ficam bem alimentados, com ração de primeira qualidade”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Moeda Pet – A penúltima edição do Moeda Pet em 2022 entrou para a história do programa com a maior quantidade de ração entregue em troca de garrafas PET. Neste sábado, a iniciativa, que funcionou em sistema drive-thru no Parque Central, distribuiu 700 quilos de ração e recolheu 14 mil garrafas plásticas. Como efeito de comparação, a edição anterior, em outubro, entregou 244 quilos de ração e recebeu 4.880 garrafas.

Desde o início do programa, foram trocadas 207.060 garrafas plásticas por 10.353 quilos de ração, com a participação de mais de 3 mil pessoas. Cada participante pode levar para casa até três quilos de ração ou, se preferir, doar no local para as ONGs cadastradas.

“Eu participo em todas as edições. Temos um grupo que junta as garrafas e no dia do programa eu venho recolher a ração que depois distribuímos entre os cuidadores de animais que temos cadastrados na nossa organização”, contou Tádia Bombá, 46 anos, da associação Agita, que estava acompanhada de Gisele Blens, 52.

O Moeda Pet também tem compromisso com a educação ambiental. Ao longo da troca, para os munícipes que participam, é destacada a importância do bem-estar animal e guarda responsável, principalmente em relação à doação de ração que garante a alimentação de qualidade aos animais.

O programa conta com a parceria do Dr. Vet Hospital Veterinário. A iniciativa tem a participação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Departamento de Vigilância à Saúde, Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

As empresas interessadas em aderir ao Moeda Pet podem entrar em contato nos telefones 4433-1963 e 4433-1957 da Prefeitura de Santo André. Novos parceiros contribuirão com mais ração e consequentemente o programa poderá expandir para outras áreas da cidade, viabilizando maior número de arrecadações de garrafas e doações de ração, contribuindo positivamente para o meio ambiente, saúde, economia e a causa animal.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...