07/12/2022 Gestão de resíduos sólidos de Santo André é destaque em guia internacional para cidades sustentáveis

6 de dezembro de 2022 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André obteve mais um reconhecimento por práticas inovadores e sustentáveis, que transformam a vida da população. A CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) menciona obras e ações socioambientais desenvolvidas no município no ‘Guia para cidades mais saudáveis – princípios e instrumentos para promover a saúde através do planejamento e gestão urbana’, documento elaborado pela instituição financeira com o objetivo de retratar boas ideias e soluções de desenvolvimento urbano sustentável, crescimento econômico e inclusão social.

O programa Moeda Verde, que possibilita que moradores de comunidades carentes do município troquem resíduos recicláveis por alimentos, é exemplo de política pública para proporcionar segurança alimentar, fortalecer a coleta seletiva e aumentar a vida útil do Aterro Sanitário Municipal. Outra iniciativa socioambiental mencionada é o programa De Volta Pra Sala, cuja ação permite a restauração, o conserto ou a produção de sofás, mobiliário e estofados. A iniciativa já permitiu a confecção e reforma de mais de 200 peças, impedindo que os materiais fossem descartados irregularmente ou tivessem como destino o aterro municipal.

A CAF também traz como ‘caso de interesse’ o Sanear Santo André, programa de obras de saneamento, mobilidade e infraestrutura que recebe financiamento de US$ 50 milhões pela instituição, destacando a construção de mais Estações de Coleta na cidade. Além de ampliar a reciclagem e diminuir pontos de descarte irregular, com a implantação de mais dez ecopontos o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), responsável pela gestão de resíduos sólidos, pode economizar mais de R$ 500 mil, valor gasto no ano passado com a execução de limpeza em locais que sofrem com o despejo ilegal de resíduos em terrenos, córregos ou vias públicas.

“Mais um reconhecimento internacional que Santo André recebe por boas práticas em sustentabilidade e na gestão de resíduos sólidos. Seguimos exportando modelos e programas que melhoram a qualidade de vida da nossa gente, trazendo dignidade e estimulando a reciclagem como forma de combate ao descarte irregular e fomento das cooperativas”, enfatiza o prefeito Paulo Serra.

O ‘Guia para cidades mais saudáveis’ menciona programas de obras e ações socioambientais de cidades diversos países da América Latina, além do Caribe. A gestão de resíduos sólidos de Santo André é citada como uma contribuição para a “saúde e a melhoria da qualidade de vida da população, bem como para o cuidado com o meio ambiente e a conservação dos recursos naturais”.

“Ao ter as nossas ações mencionadas em um documento que traz bons exemplos de cidades de diversos países só reforça que estamos no caminho certo. Boas práticas precisam e devem ser compartilhadas para que possamos oferecer um mundo melhor e menos desigual para todos”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

O ‘Guia para cidades mais saudáveis’ também traz contextualização de cenários sobre saneamento, saúde, mobilidade urbana, segurança alimentar, dentre outros, e diretrizes que podem ser realizadas na política urbana, visando à promoção de cidades mais saudáveis, sustentáveis e igualitárias. O documento pode ser consultado em https://bit.ly/3P3kXs1.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...