03/11/2022 Semasa abre consulta pública de política municipal desenvolvida para catadores de recicláveis

Interessados podem mandar dúvidas, sugestões e melhorias até 1º de dezembro
 
Santo André, 3 de novembro de 2022 – Após realizar um censo com pessoas que recolhem resíduos recicláveis pelas ruas de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em conjunto com diversas secretarias da Prefeitura, desenvolveu o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Antes de tornar-se um decreto para o município desenvolver políticas públicas a esses trabalhadores, foi aberta consulta pública, de modo que a população possa contribuir com melhorias, aperfeiçoando essa importante e inédita política municipal.
 
Qualquer pessoa pode participar, mandando dúvidas e sugestões até 1º de dezembro, por meio do link https://bit.ly/3FGUVZ2. O objetivo do plano é proporcionar melhores condições de vida e trabalho, capacitação profissional e a inclusão dos catadores ao sistema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Santo André, por meio do empreendedorismo, da empregabilidade ou do cooperativismo, fazendo com que esses profissionais consigam novas oportunidades e geração de renda digna e estável, o que é fundamental para que esse grupo social deixe a condição de vulnerabilidade socioeconômica.
 
O plano tem, entre outras metas, a criação de uma rede de contato com os estabelecimentos de comercialização de materiais recicláveis e sucatas, além da capacitação de gestores públicos para desenvolver oportunidades de inclusão dos catadores em programas governamentais.
 
Para atingir tais finalidades, o plano de inclusão produtiva contou com consultoria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que estipulou uma metodologia de três fases: desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda. Além disso, a elaboração do documento contou com participação das secretarias de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Educação, Saúde e do Fundo Social de Solidariedade, por meio da Escola de Ouro.
 
Censo dos catadores – Estima-se que haja em Santo André 1.831 pessoas que recolhem recicláveis no município. Mais de 850 pessoas aceitaram participar da pesquisa executada pelo Semasa, respondendo a perguntas sobre trabalho, renda, escolaridade, saúde, moradia, saneamento, dentre outros.
 
O estudo revela que 74,7% dos catadores são homens e 23,3% são mulheres. Questionados sobre os motivos de trabalharem com a reciclagem, 66,6% responderam que é porque não conseguem emprego formal. Em relação à renda, 52,9% ganham menos de um salário mínimo. No quesito escolaridade, 37,7% dos profissionais não concluíram o ensino fundamental e 9,1% não são alfabetizados. 
 
Outros dados que merecem atenção, e que foram levados em consideração para a formulação do Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis, diz respeito a cursos de qualificação profissional: 81% dos catadores que participaram do estudo não realizaram nenhum curso. Além disso, 90,5% não contribuem para a previdência social e 83,8% não sabem que existem ou como funcionam cooperativas e/ou associações.
 
O Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis integra o Plano Municipal de Inclusão Produtiva, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, e que ainda será oficializado com a publicação de uma lei municipal. O plano dos catadores será regulamentado por meio de decreto.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...