24/09/2022 Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa
 
Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da cidade.
 
O Fundo Social de Solidariedade e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) estrearam durante esta manhã o Moeda Verde Itinerante no núcleo Gleba Camilópolis, no Jardim Utinga. Durante a ação, que contou com a participação de 32 pessoas, foram entregues quase 500 quilos de alimentos.
 
“Aos sábados, agora, estaremos entrando em novas comunidades uma vez por mês, até verificar a possibilidade de manter uma estrutura fixa nos locais que serão beneficiados”, explica o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos. Atualmente, o programa ocorre em 22 comunidades, a cada duas semanas. Os participantes podem trocar 5 quilos de recicláveis por 1 quilo de alimento.
 
O núcleo Gleba Camilópolis fica na divisa com São Paulo, próximo ao Jardim Elba, uma região que é bastante carente e sofre com problemas de descarte irregular de resíduos. No local é comum avistar catadores autônomos de materiais recicláveis, que geralmente vendem os materiais para ferro-velhos.
 
Geremias Ribeiro da Silva foi um dos catadores que passaram pelo local e decidiram trocar os seus resíduos por comida na mesa. “É até melhor para nós. Os alimentos estão caros e o programa é uma boa ação pra nós que moramos na comunidade. Peguei cenoura, mamão e alface. Já tenho a alimentação de hoje”, comemora.
 
A auxiliar de limpeza Cristina Maria dos Santos também aproveitou a manhã deste sábado para garantir a sua refeição.  “É uma oportunidade muita boa que, além de a gente reciclar, podemos preencher a nossa mesa com alimentos. E também não há desperdício. Se reciclar, o alimento tá na mesa”, comemora.
 
Nas 22 comunidades onde está presente, o programa Moeda Verde já beneficia mais de 80 mil pessoas direta e indiretamente. Até 2024, Santo André pretende chegar a 30 núcleos. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, e pelo Semasa.
 
No núcleo Gleba Camilópolis, a ação vai ocorrer sempre um sábado por mês, das 10h às 12h, no final da Avenida João Pessoa. A próxima troca de recicláveis por alimento será em 22 de outubro, no mesmo horário.        
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...