12/09/2022 Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h

Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais.

O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu. Ele está fazendo pequenas reformas em uma de suas residências, no Parque das Nações, e aproveitou para descartar entulho. “É um equipamento muito importante para o meio ambiente. É horrível você passar nas calçadas e em terrenos baldios e ver vários materiais jogados. Isso traz poluição ambiental e visual e problemas de ratos, baratas e enchentes”, afirma. A EC Bangu fica na Rua Oratório com a Avenida Antônio Cardoso, no número 1.000, bairro Bangu.

Localizada em um ponto de descarte irregular de resíduos onde o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) gastou quase R$ 111 mil, em 2021, para executar serviços de limpeza, a Estação de Coleta Ana Maria fica na Avenida Cândido Camargo, 101, no Jardim Ana Maria. Já a Estação de Coleta Palmeiras – que precisou ser desativada devido à necessidade de receber adaptações estruturais, está localizada na Avenida Prestes Maia, 195, no bairro Jardim. Todas elas funcionarão de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h, inclusive em feriados.

As novas unidades integram o pacote de obras de mais dez ecopontos que serão construídos até o fim deste ano, por meio do Programa Sanear Santo André, realizado pela Prefeitura e pelo Semasa. Estão sendo investidos cerca de R$ 6,4 milhões para implantar mais equipamentos públicos do tipo, com verba financiada pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Uma das grandes novidades desses ecopontos é que eles possuem caçambas compactadoras. Ao compactar resíduos recicláveis, estima-se que o equipamento consiga comportar o dobro de materiais que seriam descartados em uma caçamba estacionária. Todos os locais ainda têm duas câmeras de monitoramento para que o Semasa possa inibir furtos e vandalismos e punir quem comete descarte irregular de resíduos, o que é crime ambiental. Com a entrega de mais ecopontos, Santo André agora disponibiliza 23 Estações de Coleta para que os munícipes possam descartar corretamente recicláveis, entulho, móveis, eletroeletrônicos, pneus, poda de vegetação, gesso e telha e fibra de amianto (esses dois últimos materiais, porém, são aceitos em algumas unidades).

Além disso, a população pode doar roupas, calçados, acessórios e brinquedos em bom estado, que são encaminhados para entidades assistenciais cadastradas, e trocar um litro de óleo de cozinha usado por uma barra de sabão ecológico, produzido pelo Instituto Triângulo. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), cerca de 700 milhões de litros de óleo são descartados anualmente de forma incorreta, causando o entupimento de tubulações, agravando a poluição de córregos e rios e afetando a vida de animais marinhos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...