10/08/2022 Em agosto, Semasa oferece atividades de educação ambiental para jovens e adultos

 

Minicursos, oficinas, bate-papo e formação audiovisual estão entre as opções com inscrições abertas

Santo André, 4 de agosto de 2022 – Sempre com foco em oferecer ações que estimulem a percepção e a sensibilização ambiental dos moradores de Santo André, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está com inscrições abertas para diversas atividades ambientais ao longo do mês de agosto.

Na próxima segunda-feira (8), começa mais uma edição do pocket curso ‘Educação Ambiental e o Lúdico’, voltado especialmente para pais, educadores e cuidadores, que busca demonstrar a importância de relacionar o processo de crescimento das crianças com práticas que integrem o público infantil ao meio ambiente. A formação tem formato híbrido, com conteúdo teórico online e um encontro presencial em 20/8, em um parque municipal, que ainda será definido. Informações e inscrições estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/minicursos.

Ao longo do mês, a equipe da autarquia também vai oferecer minicurso sobre compostagem exclusivamente para professores da rede municipal de ensino. Todas as atividades de educação ambiental integram também a programação da Escola de Ouro Andreense.

Turismo sustentável – Com transmissão ao vivo pelo YouTube do Semasa, no dia 10 ocorre o bate-papo virtual do projeto Tardes Interativas, sobre o tema “Turismo Sustentável e Mudanças Climáticas”. A participação é livre e aberta a todos os interessados, mas quem se inscrever terá direito a certificado.

Para falar do assunto, a autarquia recebe dois convidados. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento e com pós-doutorado em gestão urbana, Isabel Jurema Grimm atua como coordenadora do programa de pós-graduação e mestrado profissional em governança e sustentabilidade pelo Instituto Superior em Administração e Economia do Paraná, e vai conversar sobre o tema “O turismo em tempos de mudanças climáticas: prospecções e desafios”.

Na sequência, o professor e pesquisador do Departamento de Ciências Ambientais da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Zysman Neiman, que também coordena a Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro, abordará sobre “Inclusão social por meio do turismo sustentável”. As inscrições estão abertas em www.semasa.sp.gov.br/tardesinterativas.

Projeto audiovisual – O Projeto Água, Câmera e Ação, que já beneficiou mais de 70 jovens de Santo André, vai iniciar em agosto mais uma turma de formação socioambiental e audiovisual para moradores de 15 a 29 anos residentes na região do Parque Andreense.

As aulas, que integram o módulo 1 do projeto, terão início em 18 de agosto e vão até 27 de outubro, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h, no Centro Público de Formação Profissional Júlio de Grammont.

Interessados podem se inscrever de forma online, em www.semasa.sp.gov.br/aca, ou presencialmente, no próprio Centro Público (rua Astorga, s/n) ou na Escola Estadual Profª. Miquelina Pedroso Magnani.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...