17/07/2022 Santo André realiza seminário para discutir políticas públicas e inserção dos catadores na gestão de resíduos sólidos

Evento também apresentará resultados de uma pesquisa feita pelo Semasa para compreender a vida e o trabalho desses profissionais

Santo André, 27 de junho de 2022 – Santo André promove na próxima quinta-feira (30/06) um evento inédito para abordar a importância da participação dos catadores na gestão de resíduos sólidos e formular e discutir políticas públicas a esses profissionais, que, na maioria das vezes, estão em situação de vulnerabilidade social e trabalham em condições precárias. Trata-se do seminário ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) no anfiteatro Heleny Guariba, das 8h às 17h, localizado no hall do Teatro Municipal (Praça IV Centenário, s/n – Centro).

Serão quatro mesas com a participação de gestores públicos, técnicos, instituições acadêmicas, cooperativas, organizações sociais e o setor empresarial. O seminário também apresentará os resultados do mapeamento que o Semasa fez, entre o fim de 2021 e o começo de 2022, para compreender a realidade social, o trabalho dos catadores e o cenário atual de coleta e venda de materiais recicláveis.

Com o estudo, Santo André pôde levantar o perfil socioeconômico desses trabalhadores, a renda, faixa etária, etnia, sexo, escolaridade, variáveis do trabalho e do sistema de coleta e comercialização de resíduos reaproveitáveis, além de questões relacionadas à saúde, proteção, participação em programas sociais, dentre outros.

Programação

A primeira mesa do evento será ‘O papel dos catadores na estruturação de políticas ambientais e urbanas’. Haverá apresentação do mapeamento realizado com catadores, por meio da empresa Painel Pesquisas e Consultoria, e abordagens com a Universidade de São Paulo e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Em seguida, vem a mesa ‘Inserção dos catadores nas políticas municipais: o estado da arte no ABC’. Representantes dos municípios de São Bernardo, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires trocarão experiências sobre o trabalho desses profissionais e a participação deles na gestão de resíduos sólidos.

A terceira mesa é ‘Visibilidade aos invisíveis’. Nesta, o seminário valorizará o trabalho das cooperativas e movimentos sociais que atuam em prol dos catadores. Marcarão presença a Pimp my Carroça, a Coopmare (Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas e Materiais Reaproveitáveis) e a Coopercaps (Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva da Capela do Socorro). A catadora Litz Gouveia, que trabalha há mais de 10 anos pelas ruas de São Paulo, também fará uma apresentação.

A última mesa será ‘Possibilidades e contribuições dos diferentes setores para inclusão produtiva e fortalecimento da cadeia de reciclagem’, que abrirá espaço para ouvir o setor empresarial, a cooperativa Cidade Limpa (que atua em Santo André) e as instituições Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) e Espaço urbano. Do setor empresarial, participarão as empresas Braskem e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

As inscrições devem ser realizadas no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br) ou diretamente neste link https://bit.ly/3tYMUYO. Os interessados podem verificar a programação completa, com horários e nomes dos participantes, no link de inscrição. Haverá entrega de certificado e de um kit feito com materiais recicláveis, uma apresentação musical e disponibilização de bags para o recebimento de resíduos recicláveis.

Exposição – No hall do Teatro Municipal, o Semasa também promoverá, no dia 30 de junho, a exposição ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis de Santo André’. Serão 12 painéis com resultados da pesquisa executada com esses profissionais, depoimentos de catadores e cooperados, informações sobre a gestão de resíduos sólidos e políticas públicas do município.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...