16/03/2022 Semasa promove exibição de curtas-metragens e debate sobre o tema recursos hídricos

Evento será realizado em 23 de março, no Anfiteatro Heleny Guariba, às 14h
 
Santo André, 15 de março de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vai realizar na próxima quarta-feira (23) uma mostra para exibir os curtas-metragens que foram produzidos pelo projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa que visa fortalecer o protagonismo de jovens para as questões ambientais por meio da educomunicação, do empreendedorismo e do audiovisual, o que atende às diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André.
 
A mostra ‘Água, câmera e ação. O futuro da água é agora!’ será realizada no Anfiteatro Heleny Guariba (Praça IV Centenário, Centro de Santo André, junto ao prédio do Teatro Municipal), a partir das 14h. O evento também contará com a presença da bióloga, pesquisadora e professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Marta Angela Marcondes, que realizará discussões junto aos participantes sobre o tema proposto. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever até o dia 21, por meio do site www.semasa.sp.gov.br/aca.www.semasa.sp.gov.br/aca.
Produzido principalmente por jovens, os curtas-metragens trazem um olhar sensível sobre diversos aspectos quanto ao acesso, a qualidade e o uso da água em territórios andreenses. Serão exibidas quatro produções:
 
 • A Namoradeira: é um filme poético e educativo que mistura memórias da infância ou do trabalho de moradores e monitores ambientais da Vila de Paranapiacaba. O roteiro traz conteúdos relacionados à natureza e à história da vila ferroviária, região que é fundamental para o abastecimento de água.
 
• Nascentes: também produzido em Paranapiacaba, a produção contempla narrativas que trazem curiosidades sobre o local de distribuição de água da vila – o Núcleo Olho d’água –, as vivências e o lazer na natureza exuberante.
 
• Mirante: o curta-metragem traz memórias de uma avó que conversa com o seu neto sobre a nascente do córrego Cassaquera. O jovem, por sua vez, relata a realidade do curso d’água, que sofre com degradações. O enredo traz ações que a população pode praticar para contribuir com um mundo mais sustentável. O filme foi desenvolvido por jovens do Morro da Kibon.
 
• Água na periferia – ontem e hoje: a produção aborda informações sobre a ocupação do Morro da Kibon, além de problemas ambientais e as suas relações com os recursos hídricos.
 
O projeto Água, Câmera e Ação é realizado pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa desde outubro de 2021. A nova etapa do projeto agora beneficia a população que reside na região do Parque do Pedroso, além de alunos da E.E Valdomiro Silveira, no Jardim Silvana. A iniciativa recebe financiamento de R$ 959.108,00 pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo).
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...