14/03/2022 Deputado federal Alexis Fonteyne conhece programa Moeda Verde

 
Parlamentar esteve na comunidade Maurício de Medeiros junto com a presidente do Fundo Social e o superintendente do Semasa
 
Santo André, 11 de março de 2022 – A comunidade Maurício de Medeiros, localizada no bairro Cata Preta, recebeu nesta sexta-feira (11) mais uma edição do programa Moeda Verde. A ação foi acompanhada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra, e pelo superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Gilvan Junior.
 
A agenda contou ainda com a presença do deputado federal por São Paulo, Alexis Fonteyne, que esteve na cidade para conhecer melhor algumas ações da administração andreense.
 
Desde que foi criado, em 2017, o programa Moeda Verde se tornou exemplo de iniciativa pública e tem atraído representantes de municípios e autoridades de todo o país. A comunidade Maurício de Medeiros é uma das 17 que integram o Moeda Verde, programa realizado pela Prefeitura, por meio do Banco de Alimentos, e pelo Semasa.
 
Durante o encontro, a primeira-dama e o superintendente da autarquia apresentaram ao parlamentar a logística que envolve o funcionamento do Moeda Verde e os resultados positivos que já foram alcançados com a iniciativa.
 
“Santo André continua sendo referência em políticas públicas de qualidade. O Moeda Verde segue melhorando a vida de moradores das nossas comunidades. Um exemplo seguido em vários locais. Sustentabilidade, cidadania, solidariedade, amor e carinho. Tudo junto e misturado num programa que enche os nossos corações de felicidade. Os desafios são grandes, mas juntos vamos vencê-los”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.
 
No Moeda Verde, a cada cinco quilos de resíduo reciclável que o morador da comunidade atendida leva até o ponto de troca, ele recebe um quilo de alimento do tipo hortifrúti, como frutas, legumes e verduras.
 
Premiado no ano passado como o segundo melhor programa do Brasil, pela Rede Política de Ação pela Sustentabilidade, a ação andreense também já ganhou destaque em rede de televisão internacional. 
 
Desde o início das trocas, em 2017, já foram recolhidas mais de 576 toneladas de resíduos recicláveis e entregues mais de 115 toneladas de alimentos.
 
As trocas nos núcleos atendidos pelo programa ocorrem a cada 15 dias. “Ainda neste ano, quatro novas comunidades devem passar a integrar as ações e queremos chegar a 30 comunidades até 2024. O Moeda Verde é um exemplo de política pública sustentável que funciona e nos dá muito orgulho”, completa o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...