09/03/2022 Conselho Gestor do Parque Natural do Pedroso toma posse

Grupo será responsável por fomentar políticas públicas para a Unidade de Conservação

Santo André, 9 de março de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental), deu posse ontem (8) ao novo Conselho Gestor do Parque Natural do Pedroso. A partir de agora, o grupo, em conjunto com a autarquia, será responsável por fomentar discussões e políticas públicas para a Unidade de Conservação, respeitando as legislações vigentes e o Plano de Manejo do local.

O processo eleitoral teve início no ano passado com a participação da população e as eleições ocorreram de forma virtual, em fevereiro. A posse, também virtual, aconteceu nesta terça-feira durante reunião extraordinária do Comugesan. Além dos representantes do poder público, tomaram posse três entidades da sociedade civil dos seguintes segmentos:

• Entidade Cultural que desenvolve atividades na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Pedroso: Santuário Nacional da Umbanda.
• Associação de Moradores residentes no entorno do Parque Natural Municipal do Pedroso: Coletivo Amigos do Pedroso.
• Organização Não-Governamental com notória especialização comprovada em proteção e conservação de áreas protegidas ou por Entidade de Pesquisa Científica através de seus responsáveis pelo tema de Áreas Protegidas: Universidade Federal do ABC.

O conselho é paritário e composto por representantes do poder público – vinculados diretamente à gestão do Pedroso – e da sociedade civil e presidido pelo Semasa. O parque é uma Unidade de Conservação, além de ser o maior espaço ambiental protegido da cidade. O local é formado por um maciço vegetal de Mata Atlântica e abriga dezenas de espécies de plantas e animais.

Com vocação para ações de ecoturismo, o Conselho poderá propor atividades e programação específica para fomentar a visitação ao espaço, sempre com foco na sensibilização dos frequentadores para a preservação e sustentabilidade da área. Em breve os conselheiros passarão por uma formação sobre as especificidades do local, legislação e plano de manejo.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...