28/06/2021 Lixeiras de Santo André têm nova adesivação para estimular descarte correto de resíduos

 Visual moderno faz referência a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU

Santo André, 28 de junho de 2021 – As papeleiras de Santo André, conhecidas popularmente como lixeiras, estão ganhando nova adesivação. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a instalar na manhã desta segunda-feira (28), na região Central da cidade, os equipamentos com a nova identidade, que agora conta com a escrita ‘Santo André joga limpo. Lixo é no lixo’ para sensibilizar a população a descartar os resíduos corretamente.

“As papeleiras são fundamentais para garantir a limpeza da cidade, evitando que materiais sejam jogados irregularmente em vias públicas, o que prejudica o sistema de drenagem e causa alagamentos”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. Antes de serem instaladas com a nova identificação, as unidades passaram pelo processo de higienização.

Outra novidade é que o adesivo inclui o décimo primeiro dos dezessetes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas): Cidades e comunidades sustentáveis. Ele visa, por exemplo, garantir o acesso a todos aos serviços básicos e a melhorar as condições de bairros mais carentes. A proposta de incluir a identificação dos ODSs faz parte do pacto pelas Cidades Sustentáveis, assinado pela Prefeitura de Santo André.

As papeleiras são um patrimônio público e é dever de todos os munícipes zelar pelos equipamentos. Anualmente, o Semasa instala 800 unidades, sendo que cerca de 40% delas precisam ser trocadas por causa de vandalismo, quebra, queima, furto e colocação de chicletes – o que gera um custo de R$ 72 mil.

Georreferenciamento das papeleiras – Com o objetivo de tornar público o endereço dos locais onde há instalação de papeleiras e para facilitar a vida de quem quer jogar resíduos que estão sendo carregados na mão, na bolsa ou mochila, o Semasa começou a fazer testes de georreferenciamento das lixeiras. As informações ficarão disponíveis na plataforma SIGA (Sistema de Informações Geográficas Andreenses), da Prefeitura de Santo André.

O portal já disponibiliza para consulta outros dados referentes à gestão de resíduos sólidos, como o endereço das Estações de Coleta e os setores de coleta de resíduos úmidos e secos. O Semasa ainda pretende incluir os endereços dos PEVs (Postos de Entrega Voluntária) e o mapa com o cronograma dos serviços de varrição. O endereço da plataforma é https://siga.santoandre.sp.gov.br/.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...