05/06/2021 Portal Hendu comemora 1 ano com nova atividade de educação ambiental para a criançada

Plataforma infantil já recebeu mais de 10 mil acessos, inclusive de outros países

Santo André, 5 de junho de 2021 – O portal Hendu está completando neste sábado (5) o seu primeiro aniversário. Para não deixar a data passar em branco, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promoveu uma comemoração especial, trazendo uma nova atividade para a criançada.

A ferramenta, que oferece conteúdos de educação ambiental especialmente para o público de até 12 anos, ganhou a seção ‘Você sabia?’. O primeiro conteúdo é justamente sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, data em que o portal foi criado. A atividade explica para os pequenos o que é meio ambiente – ele não diz respeito apenas à natureza, mas tudo o que nos cerca –, o porquê de a data ter sido criada e a importância de ter um dia comemorativo.

O Hendu foi desenvolvido pela equipe de educação ambiental do Semasa para que a autarquia pudesse dar continuidade às atividades de educação e sensibilização ambiental junto ao público infantil, garantindo que os pequenos não se distanciassem da temática neste período de pandemia do coronavírus.

Em tupi guarani, Hendu significa escutar, ouvir e entender.  A partir de conteúdos lúdicos e interativos, com vídeos, jogos, contação de histórias e outras atividades, as crianças aprendem conceitos ambientais, ao mesmo tempo em que se divertem.

Atravessando fronteiras – O portal Hendu já recebeu mais de 10 mil visitas, o que inclui acessos de internautas de outros estados brasileiros – como Ceará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Rio Grande do Sul – e também de outros países, como Alemanha, Estados Unidos, França, Austrália, México, Portugal e Ucrânia. Só em janeiro deste ano, a plataforma recebeu visitas de 40 cidades.

A plataforma mantém uma programação que é atualizada semanalmente com novas atividades. A criançada pode aprender e se divertir com histórias narradas pela Tuca, a contadora de histórias do portal, super dicas, brincadeiras para fazer em casa, desenhos para colorir e filmes para assistir. Acesse o portal em www.semasa.sp.gov.br/hendu.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...