18/05/2021 Limpeza pública está entre os serviços mais bem avaliados pelos moradores de Santo André

Segundo instituto Indsat, aprovação está em 60,5%, com aumento entre os meses de novembro de 2020 e abril de 2021

Santo André, 18 de maio de 2021 – Os serviços de varrição e limpeza de bocas de lobo, realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), além dos serviços de limpeza de praças, parques e podas de árvores, executados pelas equipes da Prefeitura de Santo André, estão entre os mais bem avaliados pela população, de acordo com a pesquisa do Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos), divulgada na última semana.

No conjunto dos serviços de limpeza pública da cidade, Santo André alcançou o Alto Grau de Satisfação. O levantamento leva em consideração o período entre novembro de 2020 e abril de 2021, e o município registrou 60,5% de avaliações entre ótimo e bom. Na última pesquisa, o índice era de 42,6%.

“Ficamos felizes com o reconhecimento da população em relação a estes serviços, pois nossas equipes não pararam nem durante a pandemia. Os serviços de varrição são essenciais para o município e colaboram para evitar problemas maiores, como acúmulo de resíduos e enchentes”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Para o levantamento, o instituto estabelece a limpeza pública como sendo o conjunto de serviços de manutenção e limpeza de parques e praças, capinação e varrição de ruas, podas de árvores e limpeza de bocas de lobo (bueiros). O Indsat institui um índice que vai de 200 a 1.000 pontos, sendo que Santo André registrou 698 pontos em Limpeza pública, o que equivale ao Alto Grau de Satisfação.

Os serviços de varrição executados pelo Semasa ocorrem em toda a cidade. A limpeza é realizada de forma manual, por meio dos varredores e das ‘margaridas’ (como são carinhosamente chamadas as garis) e também de forma mecanizada, com auxílio de um caminhão-varredor, que faz o serviço em vias de grande movimento e tráfego de veículos. Por mês, são cerca de 8.500 km de vias públicas limpas. Em complemento aos serviços de varrição, o Semasa disponibiliza quase seis mil papeleiras na cidade.

Já os trabalhos de manutenção e limpeza preventiva em bocas de lobo são realizados periodicamente pelas equipes de drenagem. Em 2020, por exemplo, quase 40 mil bocas de lobo foram limpas.

A pesquisa foi realizada na primeira semana de abril e ouviu 600 moradores de Santo André maiores de 16 anos. A margem de erro do estudo é de 4% sob um intervalo de confiança de 95%.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...