30/04/2021 Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

Abertura de processos, juntada de documentos e até atendimento via chat serão pelo sistema Acto

Santo André, 29 de maio de 2021 – Os serviços de licenciamento ambiental realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passam a ser oferecidos de forma totalmente digital a partir desta quarta-feira (5). A novidade foi possibilitada pelo Sistema Acto, já usado pela Prefeitura de Santo André nos documentos emitidos pelo Departamento de Controle Urbano, como alvarás.

Neste primeiro momento, estão disponíveis os serviços para novos processos de licenciamento ambiental. Antes da pandemia, o Semasa recebia – em média – 350 processos novos por ano referentes às diversas solicitações de licenciamento. Com as facilidades proporcionadas pela digitalização, a autarquia vai tornar mais ágil o atendimento aos interessados. Ainda, com a expectativa de recuperação econômica e o novo sistema, o número de processos abertos deve aumentar.

“Santo André sempre foi referência na área ambiental e hoje damos mais um passo neste sentido. Além de garantir mais agilidade na tramitação dos pedidos, o licenciamento ambiental de forma digital oferece mais transparência a todo o processo. De forma mais eficiente e sustentável, teremos a possibilidade de eliminar o uso do papel e estreitar o relacionamento com os usuários”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A partir de agora, todos os novos pedidos de licenciamento deverão ser realizados pelo Sistema Acto – no link https://santoandre.inmov.net.br/. Para processos em andamento, de renovação e pedidos de juntada de documentos, os usuários deverão comparecer ao Posto de Atendimento do Semasa com data e hora agendados.

Com a plataforma, os interessados também poderão tirar dúvidas via chat para orientação e atendimento técnico com os funcionários da autarquia, uma inovação importante principalmente em um cenário de pandemia e distanciamento social.

O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, explica ainda que a digitalização do licenciamento ambiental vai desburocratizar o processo como um todo. “Por meio da plataforma, vamos encurtar o tempo de resposta dos pedidos e os responsáveis pelo licenciamento dos empreendimentos terão à disposição um sistema de protocolos que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, otimizando o trabalho empenhado por todas as partes”

A previsão da autarquia é que nos próximos dias as demais solicitações – que hoje precisam ser requeridas de forma presencial -, estejam integradas à plataforma. Além das licenças ambientais (prévia, de instalação e de operação), o Semasa também emite autorizações para movimentação de terra na área urbana; supressão de vegetação; intervenção em área de preservação permanente; emissão de termos de dispensa de licença ambiental; de desativação de atividade, entre outros documentos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...

Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

22/05/2024: Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

Evento do Semasa visa estimular a criatividade e contato das crianças com a natureza Santo André, 22 de maio de 2024 – A equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove no próximo domingo (26) uma agenda cheia de atividades e brincadeiras em celebração à Semana Mundial do Brincar. O evento ocorrerá no Parque do Pedroso, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e terá contação...