05/06/2020 Semasa celebra Mês do Meio Ambiente com atividades virtuais de educação ambiental

Todas as iniciativas são gratuitas e os cursos têm oportunidade de certificação

Santo André, 5 de junho de 2020 – Nesta sexta-feira (5) é comemorado oficialmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada para mobilizar cidadãos a refletir sobre o papel de cada um no mundo em que vivemos e os efeitos que os nossos hábitos causam no meio ambiente. E, com este objetivo, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece neste mês dois pocket cursos com temáticas ambientais: água e consumo.

O primeiro curso, “Água e Meio Ambiente: Panorama Geral da Água”, abre inscrições no próximo dia 11 e vai abordar a questão da escassez hídrica do planeta e a situação deste recurso natural no Brasil e no mundo. A primeira turma deste pocket registrou mais de 100 inscritos. “Foi de grande valor de conhecimento. Apesar de pensar que já sabia sobre a água da Billings, a conservação de áreas de mananciais, entre outros tópicos, na realidade, não sabia tão a fundo, nem com esse olhar reflexivo”, comentou uma das participantes, Úrsula Passos de Lima Leite.

No dia 16, começam as inscrições para a segunda formação, que abordará o tema “Consumidores ou Cidadãos? A sociedade de consumo e as novas tendências de economias: circular, colaborativa e compartilhada”. A proposta pretende promover a reflexão entre os participantes sobre quais são os impactos do modo de vida atual no ambiente e se é possível mudar estes hábitos.

Os pocket cursos são totalmente à distância, por meio de uma plataforma que permite que o interessado desenvolva as atividades ao seu tempo, dentro de um período de aproximadamente 15 dias. No final, há certificação digital para os participantes. A iniciativa faz parte do projeto Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes da Educação Ambiental do Semasa. Todas as informações e as inscrições estão no portal www.semasa.sp.gov.br/minicursos.

Outras atividades – Além dos cursos, na próxima semana, haverá novidades, desta vez voltada às crianças até 12 anos, com atividades de sensibilização para os pequenos, com linguagem adaptada e recursos visuais adequados para cada faixa de idade, em um espaço virtual.

No Facebook do Semasa (www.facebook.com/SemasaSantoAndre), ao longo de toda esta semana, foram veiculadas postagens especiais com foco no Dia Mundial do Meio Ambiente, que abordaram dados e informações ambientais, dentro do contexto da sensibilização ambiental. Ainda na rede social, ao longo dos próximos finais de semana de junho, crianças e adultos poderão jogar um quebra-cabeça virtual e conhecer um pouco mais das belezas do Parque do Pedroso, importante Unidade de Conservação de Santo André.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...