11/12/2019 Semasa multa infrator por descarte de resíduos próximo ao córrego Cassaquera

Responsável recebeu multa e terá que fazer a limpeza de toda a área

Santo André, 11 de dezembro de 2019 – A equipe de fiscalização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou mais um infrator pelo crime ambiental de descarte de resíduos sólidos. O local escolhido pelo infrator para a disposição ilegal de entulho e terra foi a rua Nat King Cole, no Parque Gerassi, próximo ao Córrego Cassaquera, uma Área de Proteção Permanente.

Os agentes da autarquia já monitoravam o local há algum tempo. Na última segunda-feira (9) aconteceu uma nova operação que verificou o descarte de mais de 20 toneladas de lixo no local. Com o auxílio de câmeras de monitoramento e vistoria nos resíduos descartados foi possível identificar o responsável.

O infrator recebeu três Autos de Infração Ambiental (multas) que totalizam 15 mil FMPs (Fator Monetário Padrão), equivalente a R$ 60 mil, e precisará efetuar a limpeza total da área.

Últimos casos – Entre o final de novembro e o início deste mês, a fiscalização ambiental do Semasa também flagrou e identificou responsáveis por descarte de resíduos em dois pontos da cidade (na Av. Lauro Gomes e na rua Ingá).

Além das multas, os infratores foram obrigados a prestar serviços de limpeza de remoção de lixo como forma de compensação pelo crime ambiental. Estes serviços ocorreram na última segunda-feira com acompanhamento de agentes da autarquia. Para estes dois casos, estima-se uma economia de R$ 10 mil que seriam gastos pelo Semasa para limpeza dos locais.

O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes, inclusive enviando fotos, vídeos e informações que possam permitir a identificação dos infratores. As denúncias podem ser feitas sempre pelos telefones 08004848-115 ou 4433-9300, da Central de Atendimento da autarquia ou ainda pelo Facebook do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...