11/12/2019 Semasa multa infrator por descarte de resíduos próximo ao córrego Cassaquera

Responsável recebeu multa e terá que fazer a limpeza de toda a área

Santo André, 11 de dezembro de 2019 – A equipe de fiscalização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou mais um infrator pelo crime ambiental de descarte de resíduos sólidos. O local escolhido pelo infrator para a disposição ilegal de entulho e terra foi a rua Nat King Cole, no Parque Gerassi, próximo ao Córrego Cassaquera, uma Área de Proteção Permanente.

Os agentes da autarquia já monitoravam o local há algum tempo. Na última segunda-feira (9) aconteceu uma nova operação que verificou o descarte de mais de 20 toneladas de lixo no local. Com o auxílio de câmeras de monitoramento e vistoria nos resíduos descartados foi possível identificar o responsável.

O infrator recebeu três Autos de Infração Ambiental (multas) que totalizam 15 mil FMPs (Fator Monetário Padrão), equivalente a R$ 60 mil, e precisará efetuar a limpeza total da área.

Últimos casos – Entre o final de novembro e o início deste mês, a fiscalização ambiental do Semasa também flagrou e identificou responsáveis por descarte de resíduos em dois pontos da cidade (na Av. Lauro Gomes e na rua Ingá).

Além das multas, os infratores foram obrigados a prestar serviços de limpeza de remoção de lixo como forma de compensação pelo crime ambiental. Estes serviços ocorreram na última segunda-feira com acompanhamento de agentes da autarquia. Para estes dois casos, estima-se uma economia de R$ 10 mil que seriam gastos pelo Semasa para limpeza dos locais.

O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes, inclusive enviando fotos, vídeos e informações que possam permitir a identificação dos infratores. As denúncias podem ser feitas sempre pelos telefones 08004848-115 ou 4433-9300, da Central de Atendimento da autarquia ou ainda pelo Facebook do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

21/09/2023: Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

Semasa apresentou, nesta semana, cinco trabalhos técnicos em evento promovido pela Assemae Santo André, 21 de setembro de 2023 – Programas, projetos, obras e outras ações reconhecidas por fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santo André foram expostos, nesta semana, em um evento que reuniu autarquias de todo o Brasil. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participou do 51º Congresso da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Poços de Caldas,...

Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

06/09/2023: Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

Iniciativa é inédita no ABC e visa desenvolver ações baseadas em desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda Santo André, 6 de setembro de 2023 – A Prefeitura de Santo André instituiu, por meio do decreto nº 18.135, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Trata-se de uma iniciativa inédita na região do ABC para formular políticas públicas a esses profissionais, por meio de três eixos principais: desenvolvimento humano, capacitação profissional e...

Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

04/09/2023: Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

Cerca de 200 pessoas participaram de passeios monitorados pelo Semasa na maior Unidade de Conservação de Santo André Santo André, 4 de setembro de 2023 – Cuidar do nosso planeta é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações. Com esse foco, e visando sensibilizar a população para a importância do contato com a natureza, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove trilhas monitoradas no Parque do Pedroso, a maior...

Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

25/08/2023: Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

Localizado na Avenida José Fernando de Medina Braga, ecoponto entrou em operação nesta sexta-feira Santo André, 25 de agosto de 2023 – Após acompanhar todo o processo de construção da Estação de Coleta Jardim Cristiane, agora o aposentado Heitor Menarbino, de 73 anos, vai poder utilizar o ecoponto, ajudando, inclusive, a orientar quem ainda não sabe como funciona o equipamento público. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...