29/10/2019 Semasa realiza encontro para discutir metodologias e projetos de educação ambiental

Evento será realizado  nos dias 11 e 12 de novembro no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, com especialistas de diversas áreas.

Santo André, 29 de outubro de 2019 – No intuito de compartilhar experiências que fortaleçam a Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André  e  fomentem a discussão sobre metodologias, projetos e ações que visam a sustentabilidade no ambiente escolar e em comunidades, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza em novembro o encontro ‘Educação Ambiental como projeto: reflexões e práticas’, que será aberto ao público. 

O evento acontece nos dias 11 e 12, no período da manhã e da tarde, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector  (rua Tirol, 5, Parque das Nações). No dia 11, o encontro começa às 8h30, com a palestra ‘Educação ambiental, percepção e sustentabilidade humana’ com Genebaldo Freire Dias. Às 14h, o público poderá conferir a mesa redonda ‘Da sensibilização à ação: a importância das metodologias ativas no contexto da pedagogia de projetos’ com Zysman Neiman e Edson Grandisoli. O último evento deste dia é a palestra ‘Educação transformadora e aprendizagem significativa: a importância das metodologias ativas’ a ser ministrada por José Manuel Moran, a partir das 16h.

No dia 12, o encontro terá início com a mesa redonda ‘Assessoria em Projetos de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino de Santo André – resultados e perspectivas’, quando serão compartilhadas experiências de educação ambiental desenvolvidas pela equipe de educação ambiental do Semasa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação . Às 14h, o evento traz a mesa redonda ‘Monitoramento e avaliação de Projetos e Políticas Públicas de Educação Ambiental’ com Marcos Sorrentino e  Maria Henriqueta Andrade Raymundo. Para ter acesso às inscrições e à programação completa, acesse http://bit.ly/EncontroEA.

Oficina de confecção de iscas de abelhas  –  Em novembro, o Semasa ainda oferece outras ações de educação ambiental. No dia 7, das 14h às 17h, haverá a atividade ‘Abelhas sem ferrão – características, sua importância e oficina para confecção de iscas’. O encontro tem como objetivo falar das abelhas sem ferrão nativas e da importância delas no equilíbrio ambiental.  Mais detalhes da atividade em http://bit.ly/agendaEA.

Sabores de Paranapiacaba e da Mata Atlântica: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) –  O Semasa também vai realizar uma atividade sobre plantas comestíveis que não estão no cardápio da alimentação cotidiana. O encontro sobre PANCs será realizado em Paranapiacaba, no dia 29, das 7h30 às 16h. Os participantes vão conhecer e aprender sobre conservação, história e o potencial das plantas alimentícias não convencionais. Informações sobre inscrições e o roteiro da visita também estão disponíveis em http://bit.ly/agendaEA.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...