25/10/2019 Semasa elimina ponto de acúmulo de resíduos no bairro Cidade São Jorge

Local fica em região onde Moeda Verde foi implantado
Santo André, 25 de outubro de 2019 – Mais um ponto de acúmulo de resíduos que atrapalhava a vida dos moradores da cidade foi eliminado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). A revitalização foi possível graças à implantação do programa Moeda Verde no núcleo Espírito Santo, que fica na região do bairro Cidade São Jorge.

Localizado na rua Caldas, o ponto de acúmulo estava ao longo do muro de um terreno particular, ao lado de um abrigo de ônibus e próximo a comércios, causando muitos transtornos para os pedestres. Entre 2018 e 2019, o Semasa removeu do local 561 toneladas de resíduos, a um custo de R$ 105 mil, mas nem a limpeza constante inibia o descarte irregular de resíduos e até a queima de lixo comum.

“Após a implantação do Moeda Verde na região, na comunidade Espírito Santo, o volume de descarte começou a diminuir e conseguimos revitalizar o local. A calçada foi refeita e canteiros para plantas foram construídos. Estamos agora fazendo a gestão para que o proprietário do terreno particular pinte o muro, o que vai melhorar o aspecto geral da rua”, destacou o superintendente da autarquia, Almir Cicote.

Os moradores da região também aprovaram a iniciativa. “A situação era crítica. Antes, tinha descarte de madeira, guarda-roupa, fogão, mesa e até cachorro e gato mortos. Aqui chegou a vir até bombeiro por causa da queima de lixo. Mas agora vai melhorar, porque o povo está se conscientizando”, disse a moradora Nair Antunes de Oliveira.

Por causa do excesso de lixo, pessoas que dependem do transporte público tinham quase de subir em cima dos resíduos para pegar a condução. “Antes eu preferia até pegar o ônibus na rua de baixo para não passar por aqui. Mas essa intervenção mudou a realidade da rua”, comemorou a gerente de vendas Paula Augusta Bernardes, residente do bairro há mais de 10 anos.

O programa Moeda Verde chegou ao bairro Cidade São Jorge no final de setembro, quando começou a atender moradores do núcleo Espírito Santo. O ponto de troca de recicláveis por hortifrútis fica na esquina das ruas Maranhão com a Goiás, a cerca de 600 metros do ponto de acúmulo da rua Caldas. As trocas no Espírito Santo acontecem a cada duas semanas, sempre às sextas, das 9h30 às 11h.

Desde o lançamento do Moeda Verde em Santo André, o Semasa eliminou seis pontos de acúmulo próximos a locais de troca. Um dos objetivos do programa é exatamente conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e a redução dos pontos de acúmulo. Os espaços revitalizados ganham nova calçada, floreiras, vagas para carros e, muitas vezes, pintura.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...