23/10/2019 Semasa devolve à natureza coruja que é considerada uma das maiores do Brasil

Ave, que é difícil de ser vista, estava em uma residência na Vila Helena e foi levada à Mata Atlântica do Parque do Pedroso

Santo André, 23 de outubro de 2019 – A maior coruja tropical, também considerada uma das maiores do Brasil, foi resgatada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na última segunda-feira (21). Conhecida também como murucututu-de-barriga-amarela, a ave chega a medir 54 centímetros.

A ave, que é uma espécie endêmica (se desenvolve em determinada região geográfica) da Mata Atlântica, tem hábitos estritamente noturnos e é de difícil visualização por habitar matas mais fechadas. Ela apareceu em uma casa que fica na avenida Áurea, na Vila Helena, e a moradora entrou em contato com o Semasa. Por causa do desmatamento, a coruja murucututu tem vindo para as áreas urbanas em busca de alimentos.

A aposentada Josefina Chiquinato, que mora no local há mais de 35 anos e nunca tinha sequer visto uma coruja de longe, recebeu a visita especial por volta de 10h30 do dia 20. Foi o seu filho que viu a ave no muro e a alertou. “Eu achei que ela fosse ficar um pouco e voar, mas não”, disse.

Por causa do animal, inclusive, a casa de Josefina virou “ponto turístico”. “Veio um monte de gente ver ela. Um vizinho até queria levá-la para casa para criar, mas eu falei que não pode, porque conheço a lei”, afirmou Josefina.

De acordo com a Lei Federal 9.605/98, manter animais de espécies da fauna silvestre sem permissão, autorização ou licença da autoridade competente, concedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), implica na prática de crime ambiental.

Após o Semasa resgatar a murucututu e constatar que ela não precisava de cuidados veterinários, a ave foi devolvida à natureza, sendo levada até o Parque do Pedroso.

Poucos minutos depois que o Semasa buscou o animal,  a dona Josefina já estava sentindo a falta do bichinho. “Estou me sentindo feliz, mas vou sentir saudades, porque ela é linda. Mas sei que precisa ficar na natureza. Nenhum animal foi feito para ficar preso”, ponderou.

Quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Santo André, pelo telefone 4433-1958.

Veja fotos da ave no Flickr do Semasa e o vídeo do momento da soltura

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...