18/10/2019 Coleta de lixo e limpeza pública estão entre os serviços mais bem avaliados pelo morador de Santo André

 Munícipes ouvidos por instituto de pesquisa afirmam ter alto grau de satisfação com o trabalho, que é de responsabilidade do Semasa
Santo André, 18 de outubro de 2019 – A qualidade da gestão dos resíduos sólidos em Santo André voltou a ser reconhecida pela população, segundo pesquisas do instituto Indsat (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos). O mais recente levantamento, divulgado esta semana, informa que a limpeza pública na cidade alcançou o Alto Grau de Satisfação. Já a coleta de lixo é considerada o melhor serviço público de Santo André entre 16 pesquisados, com moradores também atestando Alto Grau de Satisfação.

“O bom desempenho dos serviços públicos em Santo André denota a atenção da administração à zeladoria do município, resultado de um novo modelo de gestão implantado em 2017, que reduziu cerca de 80% as dívidas da cidade e permitiu investir em infraestrutura”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Há 20 anos, a coleta e destinação de lixo em Santo André passou a ser realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Desde então, a cidade investe na coleta seletiva e na ampliação da qualidade dos serviços prestados à população.

“Estamos felizes com este reconhecimento pela população. Neste último ano, estamos com nossas equipes ainda mais centralizadas na limpeza da cidade, o que certamente contribui para a satisfação dos moradores com os serviços do Semasa”, afirmou o superintendente da autarquia, Almir Cicote.

Atualmente, os caminhões de recicláveis, ou secos, passam em todas as ruas da cidade pelo menos uma vez por semana. A coleta de secos é reforçada por 21 ecopontos, onde os moradores podem deixar, gratuitamente, não apenas recicláveis, mas também resíduos volumosos, como pneus, madeira, eletrodomésticos e eletrônicos, entulho, sofás e colchões. O índice de reaproveitamento de resíduos na cidade cresceu mais de 140% na atual gestão e alcança 30% do total.

Santo André é a única do ABC que tem aterro sanitário municipal, com uma das melhores notas concedidas pela Cetesb em toda a região metropolitana de São Paulo: 9,4. A totalidade dos resíduos úmidos gerados na cidade vai para o aterro público, o que reduz gastos da municipalidade com a disposição em locais privados.

Já na varrição, são 8.600 km de vias públicas limpas todo mês e a cidade ainda possui cerca de 5.500 papeleiras de rua instaladas.

Segundo o Indsat, para a elaboração de cada uma das pesquisas são ouvidos 400 moradores. No 3º trimestre deste ano, 56% afirmaram que a limpeza pública na cidade é ótima ou boa. Sobre a coleta de lixo, a pesquisa foi elaborada no 2º trimestre e 84% dos entrevistados a consideraram ótima e boa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...