04/10/2019 Semasa já resgatou 20 animais silvestres este ano em Santo André

Equipe de fiscalização ambiental realiza manejo de fauna silvestre desde 2001

Santo André tem mais da metade do seu território em áreas de proteção aos mananciais. Estas áreas preservadas são compostas por remanescentes de Mata Atlântica que promovem um rico habitat para a fauna silvestre da região. Desde 2001, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é o órgão responsável pelo manejo da fauna silvestre na cidade e, por mês, são resgatados, em média, 2 animais de espécies diversas.

Por causa da pressão humana e degradação ambiental, os animais acabam desalojados de seus habitats naturais, ‘fogem’ para as residências das pessoas, além de outros que são vítimas de tráfico ou caça ilegal. Desde o começo deste ano, 20 animais já foram resgatados pelo Semasa. No ano passado, o número de chamados foi de 56. Os atendimentos são mais frequentes para espécies de aves (14 neste ano) seguidos de mamíferos (5, até o momento) e repteis (1).

A equipe de fiscalização ambiental da autarquia recebeu formação técnica e especializada para atender aos chamados. “Os agentes avaliam as condições do animal e definem qual o melhor encaminhamento para a garantia da qualidade de vida do bichinho”, explica a diretora de gestão ambiental do Semasa, Eriane Justo Savóia. Alguns animais voltam a ser soltos em seu habitat e outros necessitam de cuidados veterinários.

Neste sentido, a autarquia trabalha em parceria com alguns locais como Cetas (Centro Transitório de Animais Silvestres), Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e, o maior parceiro, o Parque Estoril, em São Bernardo do Campo. A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura também é um parceiro nesta tarefa, com os atendimentos da fauna na região do Parque Andreense e Paranapiacaba.

Quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 4433-1958.

Importante lembrar que maltratar animais é crime ambiental previsto pela Lei Federal 9.605/98 e pode acarretar em multa e detenção, quando identificado o infrator.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...