21/09/2019 No Dia Mundial da Limpeza, Semasa recolhe resíduos no lago do Pedroso

Ação teve o objetivo de mostrar os problemas do descarte irregular do lixo ao meio ambiente

Santo André, 21 de setembro de 2019 – Dezenas de garrafas, embalagens, canudos e copos plásticos, latas de alumínio, papéis de bala e chocolate, bitucas de cigarros e até panos e cobertores foram recolhidos neste sábado (21), no Parque Natural Municipal do Pedroso, durante uma ação do Dia Mundial da Limpeza, que ocorre simultaneamente em mais de 150 países. Lançado em 2008 na Estônia, o movimento reúne voluntários numa mobilização de 24 horas. O objetivo é conscientizar a população do planeta sobre os problemas que o descarte irregular do lixo causa ao meio ambiente.

“Esse Dia Mundial da Limpeza aqui no Parque do Pedroso contribui do ponto de vista educacional e ambiental para fortalecer as ações do Semasa no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade de manter limpos os nossos mananciais e de ter cuidado com o nosso parque. É dessa forma que nós vamos continuar preservando toda essa região”, afirmou o superintendente do Semasa, Almir Cicote.

Em Santo André, agentes de fiscalização ambiental do Semasa acompanharam durante toda manhã os voluntários do Dia Mundial da Limpeza no recolhimento do lixo do Pedroso, enquanto um barco da autarquia foi utilizado para recolher os resíduos jogados nas margens do lago.

Churrasqueiras – Os voluntários atuaram principalmente nas áreas das churrasqueiras e do estacionamento do Parque. A maior parte dos resíduos era material deixado para traz pela própria população que usa o espaço para o lazer, principalmente nos finais de semana, como embalagens plásticas de comida, mas também de isopor, copos e pratos plásticos para refeições, garrafas pet e de vidro e latinhas. Muito deste material estava boiando no lago, preso à vegetação das margens.

“Estamos recolhendo muitos resíduos pequenos, mas que de longe você identifica no meio do mato”, afirmou João Munhoz Júnior, ativista ambiental que trabalha no Parque Central, mostrando pequenos papeis de bala e resíduos de saquinhos. “Falta participação da comunidade que usa o espaço. A lixeira está aqui, mas jogam o lixo no chão”, disse Carlos Barbosa Jesus, que trabalha no Parque Escola. Ao final, os voluntários recolheram 15 sacos de 100 litros de resíduos, que tiveram uma destinação correta e deixaram de poluir o meio ambiente.

A mobilização do Dia Mundial do Meio Ambiente em Santo André foi feita pelo Instituto Lixo Zero Brasil – Santo André e pelo Reciclando Sonhos. Nacionalmente, os organizadores são as entidades LimpaBrasil e Teoria Verde.

Veja as fotos no Flickr do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...