Parque receberá mutirão de limpeza no próximo sábado (21/09)
Santo André, 19 de setembro de 2019 – Uma limpeza simbólica do lago do Parque Natural Municipal do Pedroso vai marcar a participação do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), no próximo sábado, 21/9, no Dia Mundial da Limpeza. Com um barco, agentes ambientais da autarquia vão recolher resíduos descartados no lago da área verde. A atividade começa às 9h.
“Neste dia a gente vai melhorar a relação do cidadão com o meio ambiente ao promover uma ação que vai repercutir para toda a comunidade. A gente quer trazer as pessoas para este evento para que elas tenham a consciência sobre a questão do lixo na nossa cidade e nos nossos parques”, afirma o superintendente do Semasa, Almir Cicote, destacando que a atividade é mais uma ação de Educação Ambiental promovida em Santo André pela autarquia.
Movimento que começou em 2008 na Estônia e já está em mais de 150 países, o Dia Mundial da Limpeza reúne voluntários que, durante 24 horas, se mobilizam simultaneamente para limpar cidades, praias, represas, praças e parques.
O objetivo é conscientizar a população sobre os problemas que o descarte irregular de resíduos causa ao meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, a ação deste ano já pode ser considerada a maior realizada no Brasil, com mais de 700 cidades confirmadas.
Em Santo André, a mobilização para este grande mutirão de limpeza está sendo realizada pelas organizações Instituto Lixo Zero Brasil – Santo André e Reciclando Sonhos.
Além da limpeza do lago, que será realizada com o apoio do Semasa, os voluntários pretendem recolher os resíduos de toda área do Parque do Pedroso. Nacionalmente, os organizadores são as entidades LimpaBrasil e Teoria Verde.
Rotina de limpeza – Em Santo André, são diversas as ações rotineiras de combate ao descarte irregular, incluindo programas como o Moeda Verde, que atua em núcleos habitacionais trocando recicláveis por hortifrútis, e cursos de Educação Ambiental voltados para toda a população. Pontos de descarte irregular são monitorados pelo Semasa, que atua constantemente para reduzir o número de locais deste tipo na cidade.
Na região do ABC, Santo André é a única cidade que possui um Aterro Sanitário próprio. Gerenciado pelo Semasa, ele é um dos mais bem avaliados da Grande São Paulo, segundo a Cetesb. Além disso, a cidade tem coleta seletiva porta a porta desde 2000, e o material reciclável é reaproveitado por duas cooperativas de reciclagem, que empregam cerca de 150 pessoas.
Veja aqui fotos do Parque do Pedroso.
Crédito: Divulgação / Semasa
Serviço
Dia Mundial da Limpeza
Quando: sábado, 21/9
Local: Parque Natural Municipal do Pedroso
End.: Estrada do Pedroso, 3.000, Parque Miami, Santo André
Horário: a partir das 9h