17/09/2019 Calçadão da Oliveira Lima recebe ponto especial para descarte de lixo eletrônico nesta semana

2ª Semana dos Resíduos Eletroeletrônicos acontece até sexta-feira (20) e é uma iniciativa do Semasa

Santo André, 17 de setembro de 2019 – Ao longo desta semana, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza mais uma edição da Semana dos Resíduos Eletroeletrônicos. Desta vez, o ponto de coleta especial está instalado no Calçadão da Oliveira Lima, próximo à rua Monte Casseros, no conhecido Largo do Quitandinha. A iniciativa da autarquia permanece até sexta-feira no local.

Ao longo da manhã de ontem a equipe do Semasa já tinha recebido uma CPU, ventilador, cabos, micro-ondas e uma máquina de escrever velhos. Esta já é a segunda edição desta ação neste ano, que tem como objetivo evitar o descarte incorreto de equipamentos eletrônicos, também conhecidos como e-lixo, que estejam quebrados ou sem utilidade, reduzindo assim a poluição do meio ambiente. A 1ª Semana aconteceu em junho, e o Semasa recebeu mais de 600 equipamentos descartados pela população.

O descarte incorreto do e-lixo pode causar danos ao meio ambiente e à saúde humana, já que estes equipamentos contêm em sua composição materiais pesados e tóxicos, como chumbo, mercúrio e arsênio.

“Nós queremos chamar a atenção das pessoas que passam por aqui pela Oliveira Lima para a questão do lixo eletrônico, que tem uma grande capacidade para poluir nosso lençol freático, fazendo com que as pessoas se contaminem. Por isso é importante descartar este material de forma adequada”, afirmou o superintendente do Semasa, Almir Cicote.

Todo material recolhido nestes cinco dias será doado ao Projeto Lapidar, uma entidade social de Santo André que atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A organização dá o destino correto aos equipamentos.

O que pode ser descartado? – É possível descartar equipamentos de informática, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, cabos, monitores, celulares, secadores de cabelo, vídeo-cassete entre outros. Confira a lista completa em http://bit.ly/SemanaREE.

Por conta da limitação de espaço, não serão recolhidos durante a ação especial os eletrodomésticos da chamada linha branca, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, por exemplo, mas este tipo de equipamento pode ser levado a qualquer Estação de Coleta do Semasa, de onde é encaminhado para a reciclagem.

Vale lembrar que pilhas, baterias, lâmpadas, CDs e DVDs, fitas VHS, toners e cartuchos de impressora também não são aceitos.

Serviço

2ª Semana dos Resíduos Eletroeletrônicos

Quando: De 16 a 20/9/19

Onde: Rua Coronel Oliveira Lima X rua Monte Casseros (Largo do Quitandinha), Centro

Horário: das 10h às 17h

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...