27/08/2019 Semasa quer levar hortas para condomínios de Santo André

Nova proposta da autarquia visa redução de consumo e estímulo à coleta seletiva

Santo André, 27 de agosto de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentou ontem a síndicos e administradores de imóveis o projeto de implantação de hortas em condomínios. A ação é mais uma iniciativa da autarquia no sentido de, com Educação Ambiental, levar os moradores da cidade a reduzirem a seu consumo e, consequentemente, a geração de resíduos destinados ao Aterro Sanitário Municipal.

Cerca de 40 síndicos e administradores participaram do encontro e conheceram as vantagens da implantação de uma horta nos seus espaços comuns, como o contato com a natureza, o estímulo à sociabilização dos moradores e o fornecimento de alimento orgânico, por exemplo.

O grupo pode ainda ver alternativas para a formação de hortas nos espaços comuns dos prédios e a importância dessas áreas verdes para estimular a coleta seletiva dentro dos condomínios.

A equipe de Educação Ambiental do Semasa vai dar, gratuitamente, assessoria técnica aos condomínios interessados em implantar as hortas, além de orientações sobre a operação da coleta e triagem de recicláveis na cidade. Atualmente, os caminhões de coleta seletiva passam uma vez por semana em toda a cidade, mas muitos condomínios não fazem a separação adequada do seus resíduos, que acabam misturados com os orgânicos.

O superintendente do Semasa, Almir Cicote, explicou aos síndicos que, apesar de o Aterro Sanitário Municipal ser um dos melhores do Estado, ele tem uma vida útil limitada, de no máximo 7 anos. “Precisamos encontrar alternativas para os nossos resíduos, e a educação ambiental e a reciclagem são o que realmente podem contribuir para a nossa cidade”, disse.

Cicote ainda lembrou que o projeto de implantação de hortas em condomínios não é a primeira iniciativa do Semasa que usa a Educação Ambiental para orientar a população a reduzir seu consumo e reciclar mais. Entre programas já em andamento estão o Moeda Verde (troca recicláveis por alimentos), o Composta Santo André (implanta compostagem em dezenas de pontos na cidade) e o De Volta Pra Sala (reaproveitamento de sofás descartados nas Estações de Coleta), além de cursos semanais gratuitos realizados pela equipe de Educação Ambiental que orientam a população sobre formas de reciclagem a reaproveitamento de materiais.

Condomínios interessados no projeto podem entrar em contato pelo telefone 4433-9846 ou e-mail educ.ambiental@semasa.sp.gov.br.

Veja fotos no Flickr do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...