Nova proposta da autarquia visa redução de consumo e estímulo à coleta seletiva
Santo André, 27 de agosto de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentou ontem a síndicos e administradores de imóveis o projeto de implantação de hortas em condomínios. A ação é mais uma iniciativa da autarquia no sentido de, com Educação Ambiental, levar os moradores da cidade a reduzirem a seu consumo e, consequentemente, a geração de resíduos destinados ao Aterro Sanitário Municipal.
Cerca de 40 síndicos e administradores participaram do encontro e conheceram as vantagens da implantação de uma horta nos seus espaços comuns, como o contato com a natureza, o estímulo à sociabilização dos moradores e o fornecimento de alimento orgânico, por exemplo.
O grupo pode ainda ver alternativas para a formação de hortas nos espaços comuns dos prédios e a importância dessas áreas verdes para estimular a coleta seletiva dentro dos condomínios.
A equipe de Educação Ambiental do Semasa vai dar, gratuitamente, assessoria técnica aos condomínios interessados em implantar as hortas, além de orientações sobre a operação da coleta e triagem de recicláveis na cidade. Atualmente, os caminhões de coleta seletiva passam uma vez por semana em toda a cidade, mas muitos condomínios não fazem a separação adequada do seus resíduos, que acabam misturados com os orgânicos.
O superintendente do Semasa, Almir Cicote, explicou aos síndicos que, apesar de o Aterro Sanitário Municipal ser um dos melhores do Estado, ele tem uma vida útil limitada, de no máximo 7 anos. “Precisamos encontrar alternativas para os nossos resíduos, e a educação ambiental e a reciclagem são o que realmente podem contribuir para a nossa cidade”, disse.
Cicote ainda lembrou que o projeto de implantação de hortas em condomínios não é a primeira iniciativa do Semasa que usa a Educação Ambiental para orientar a população a reduzir seu consumo e reciclar mais. Entre programas já em andamento estão o Moeda Verde (troca recicláveis por alimentos), o Composta Santo André (implanta compostagem em dezenas de pontos na cidade) e o De Volta Pra Sala (reaproveitamento de sofás descartados nas Estações de Coleta), além de cursos semanais gratuitos realizados pela equipe de Educação Ambiental que orientam a população sobre formas de reciclagem a reaproveitamento de materiais.
Condomínios interessados no projeto podem entrar em contato pelo telefone 4433-9846 ou e-mail educ.ambiental@semasa.sp.gov.br.