20/08/2019 Acervo ambiental do Semasa chega a quase 21 mil publicações gratuitas

Pesquisadores, estudantes e interessados por saneamento e infraestrutura podem consultar os materiais via sistema on-line

Santo André, 20 de agosto de 2019 – O Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André ampliou o seu acervo de livros, trabalhos técnicos, monografias, artigos, folhetos, relatórios de licenciamento, vídeos e materiais multimídias sobre a temática ambiental e de infraestrutura. O espaço do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passou a disponibilizar cerca de 20.900 títulos para consultas, que podem ser feitas por meio do aplicativo Semasa Mobile ou do site da autarquia.

O empréstimo dos materiais, que abordam sobre água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem, gestão ambiental e riscos urbanos, ocorre por meio da plataforma eletrônica SophiA (http://servicos.semasa.sp.gov.br/sophia_web/), software de administração de bibliotecas utilizados, por exemplo, nas instituições ETEC Júlio de Mesquita, UFABC, USCS e Metodista. O empréstimo poderá ser realizado diretamente na biblioteca da autarquia.

 “O Centro de Referência é um prestador de serviços de informações. O objetivo é democratizar o acesso sobre as questões ambientais para que o público tenha a sua formação crítica e reflexiva, de forma a compreender o contexto histórico, as problemáticas e os caminhos para as soluções”, explica a bibliotecária Silvana Aparecida Gabriel, responsável pelo espaço. Segundo ela,  a população precisa compreender como funcionam os serviços ambientais para exercer a cidadania, os direitos que têm sobre a cidade, cobrar por políticas públicas e atuar como parceira com os governos para ajudar a melhorar as questões relacionadas à saúde pública e ao meio ambiente.

Dentre as diversas publicações importantes do local estão obras raras da coleção de Saturnino de Brito, considerado o pai da engenharia sanitária e ambiental do Brasil. A base de dados do acervo ainda inclui trabalhos técnicos apresentados por profissionais do Semasa, por exemplo, em congressos e associações de saneamento.

No Centro de Referência em Saneamento Ambiental também é possível solicitar requerimento de dados para pesquisa, que é um serviço procurado por estudantes que estão desenvolvendo pesquisas na área ambiental e que abordam como temática as atividades do Semasa. Para isso, é necessário preencher um documento disponível em https://bit.ly/2Nh9gQI.

O local, que também realiza gratuitamente palestras, cursos, seminários e exposições, conta com auditório, videoteca e computadores com acesso à internet.  A biblioteca fica no piso térreo do prédio sede do Semasa (avenida José Caballero, 143). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Boletim do Centro de Referência – O Semasa disponibiliza semanalmente o boletim eletrônico do Centro de Referência em Saneamento Ambiental, que reúne notícias e artigos de informações de saúde pública e saneamento. Também há dicas de leitura e uma editoria com matérias de obras, ações, projetos e eventos da autarquia.

Esta semana o informativo chega à sua 200ª edição. Para receber o material, pelo e-mail, basta se cadastrar em https://bit.ly/2Nm34qJ.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...