31/07/2019 Moeda Verde chega à 10ª comunidade e já beneficia mais de 50 mil pessoas

Superintendente do Semasa fez o lançamento do programa no núcleo Pintassilgo nesta quarta-feira

Santo André, 31 de julho de 2019 – O programa Moeda Verde chegou hoje ao Núcleo Pintassilgo, no Parque Miami, e agora contabiliza 10 comunidades atendidas em Santo André. Com esta etapa de expansão, mais de 50 mil pessoas já são beneficiadas pelo programa em toda cidade.  Nesta quinta-feira (01/08), a iniciativa também será lançada no Núcleo Tamarutaca, na Vila Guiomar.

O superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Almir Cicote, comemorou o lançamento da ação em mais uma comunidade. “Quero parabenizar as pessoas que estão participando da iniciativa, que é extremamente importante para o meio ambiente e a saúde da população. Com o Moeda Verde, as comunidades ficam mais limpas porque as pessoas não jogam os materiais recicláveis nas ruas e nos córregos e ainda transformam os resíduos em alimentos de qualidade para toda a família”, disse.

Os moradores das áreas beneficiadas pelo programa podem trocar 5kg de resíduos recicláveis por 1kg alimentos hortifrúti, que são entregues pelo Banco de Alimentos de Santo André e produzidos em hortas urbanas da cidade.

“Consegui juntar 85kg de recicláveis. O sentimento é de felicidade, porque agora tenho um monte de frutas, legumes e verduras para as crianças. A nossa alimentação está garantida por mais duas semanas. E daqui a quinze dias eu vou estar aqui de novo, com o peso redobrado de recicláveis”, garante a auxiliar de limpeza Ana Paula dos Santos. Os participantes  puderam levar para casa laranja, banana, mandioca, milho, alface , rúcula, couve, almeirão, catalonia, espinafre e rúcula.

A chegada do Moeda Verde no Pintassilgo ameniza um pouco a preocupação de Débora dos Santos Guimarães e do marido dela, que estão desempregados há mais de 5 anos. “Esse programa veio em boa hora porque me ajuda financeiramente e garante o nosso prato de comida”, comemora.

O ponto de troca do Moeda Verde no Pintassilgo fica na rua Pintassilva, próximo ao número 340. A troca será feita sempre às quartas-feiras pela manhã, entre 9h30 e 11h, a cada duas semanas. Os moradores do núcleo entregaram 536,4 kg em recicláveis e levaram para casa cerca de 108 kg de alimentos. Até agora, para uma estreia do programa, é a maior quantidade de materiais recebidos e de alimentos doados.

O lançamento do Moeda Verde no Pintassilgo faz parte da terceira etapa de expansão do programa. Lançado em novembro de 2017 no núcleo Ciganos, em Utinga, o Moeda chegou em abril 2018 às comunidades do Capuava e Jardim Cipreste. Numa segunda fase de expansão, ainda no ano passado, passaram as ser beneficiados as comunidades Eucaliptos, Morro Vista Alegre (Kibon), Santa Cristina e Jardim Cristiane.

Até o fim de 2019, serão 14 comunidades de Santo André beneficiadas pelo programa. Nesta terceira etapa de expansão, o Moeda já chegou aos núcleos do Sítio do Vianas e Cruzado I e II, além do Pintassilgo e do Tamarutaca, amanhã.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...