23/07/2019 Santo André abre inscrições para o projeto ‘De Volta pra Sala’

Interessados em participar da iniciativa do Semasa podem se inscrever até dia 10/8

Santo André, 22 de julho de 2019 – Começam nesta segunda-feira (22/7) as inscrições para o projeto ‘De Volta pra Sala’, iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) que vai dar vida nova a sofás descartados nas Estações de Coleta e promover a formação profissional de moradores da cidade.

As inscrições vão acontecer de 22/7 a 10/8, no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR). Para se inscrever é necessário RG e comprovante de residência (só poderão participar moradores de Santo André). Qualquer pessoa poderá participar, desde que se interesse pela proposta do projeto, tenha mais de 18 anos e seja alfabetizada. Em princípio, serão oferecidas 20 vagas.

O ‘De Volta pra Sala’ trabalha uma proposta inovadora de sensibilização ambiental e visa recuperar os sofás que foram descartados, fazendo-os retornar para o mercado de consumo, preservando o meio ambiente.

Em Santo André, só no ano passado, foram deixados mais de 17 mil sofás nas Estações de Coleta do Semasa e o objetivo da ação é dar vida nova para estes objetos, contribuindo para a ampliação da vida útil do Aterro Sanitário e proporcionando uma formação profissional aos participantes. O projeto acontece por meio da implantação de uma oficina de recuperação e produção de sofás e poltronas ambientalmente corretos, também proporcionando geração de renda por meio de um empreendimento de economia solidária, que terá apoio técnico da autarquia.

O projeto do Semasa vai contar com teoria e prática e os participantes receberão formação em cooperativismo, tapeçaria e empreendimento solidário. Haverá ainda visitas monitoradas e palestras sobre a gestão de resíduos em Santo André. Ao final, a autarquia ainda vai promover uma exposição dos novos sofás que serão produzidos.

A iniciativa socioambiental proposta pela autarquia será financiada com recursos do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...