23/07/2019 Novo minicurso do Semasa aborda áreas de mananciais de Santo André e da Região Metropolitana de São Paulo

Atividade é destinada principalmente a educadores, estudantes e profissionais ligados à temática ambiental

Santo André, 17 de julho de 2019 – Santo André tem 55% do território definido como Área de Proteção e Recuperação de Mananciais. Mas o que isso significa? Para elucidar essa questão, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de André) realiza em agosto uma nova formação sobre a temática, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

O minicurso “Áreas de Proteção aos Mananciais: suas origens e importância”, destinado principalmente a educadores, estudantes e profissionais da área de meio ambiente e afins, visa contextualizar histórica e geograficamente os mananciais de Santo André e também da Região Metropolitana de São Paulo, com abordagem de aspectos de biodiversidade e legislação. A ideia é refletir sobre ‘qual o futuro queremos para os mananciais?’. Conhecer o assunto é o primeiro passo para a proteção desses locais.

A atividade, que faz parte do projeto do Semasa ‘Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes’, acontecerá com formação teórica nos dias 7 e 14 de agosto (terças-feiras), das 14h às 17h, no Crea (Centro de Referência em Educação Ambiental – rua Igarapava, 250, Valparaíso). No dia 17 (sábado), das 8h às 17h, os participantes terão a oportunidade de fazer um trabalho em campo nas áreas de mananciais de Santo André para conhecer as peculiaridades e curiosidades dos locais.

O minicurso será ministrado por Newton José Gonçalves Barros, que é geógrafo de licenciamento e fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André; e por Leandro Wada Simone, que é mestre em planejamento e gestão do território e ocupa o cargo de gerente de Unidades de Conservação na Secretaria de Meio Ambiente.

As vagas para a atividade, que é gratuita, são limitadas e os participantes precisam fazer inscrição até o dia 31 de julho emwww.semasa.sp.gov.br/minicursos  ou pelo telefone 4433-9846.

Com carga horário de 16h (sendo 1h de trabalho complementar ao final do minicurso), o Semasa emitirá certificado para aqueles que tiverem 100% de frequência.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...