24/06/2019 Semasa Mobile ganha novas ferramentas de serviços e informações

Com a modernização, usuários do sistema operacional iOS também podem baixar o aplicativo

Santo André, 24 de junho de 2019 – O aplicativo Semasa Mobile recebeu nova atualização, que agora permite que os moradores da cidade possam consultar mais serviços do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e diversas informações. Outra novidade é que a ferramenta, que ficou com um layout totalmente moderno e personalizado, também está disponível para smartphones e tablets do sistema iOS.

Na parte sobre a conta de saneamento, agora os munícipes podem verificar o histórico da média do consumo de água nos últimos seis meses, em um gráfico que ainda mostra os valores das contas. Também é possível saber outros detalhes, como a situação da ligação de água (se está ativa ou não), data da previsão de leitura, número do hidrômetro, dentre outros. Além disso, o aplicativo notifica quando há conta pendente, podendo os usuários efetuar o pagamento via código de barras – opção que já era disponível.

As câmeras de monitoramento da autarquia também estão disponíveis para consulta e, em dias com fortes precipitações, é possível ver as imagens dos córregos, piscinões e do rio Tamanduateí. Ao todo, 16 locais são monitorados. A ferramenta também possibilita registrar ordem de serviço para manutenção de vazamentos de água no cavalete ou na calçada.
Outros ícones novos são do programa Moeda Verde e da equipe de educação ambiental da autarquia. Ao clicar nestas opções, os usuários são direcionados, respectivamente, para o hotsite do programa e para uma página no site do Semasa, que traz agenda mensal de atividades gratuitas sobre meio ambiente.

O app ainda traz mais duas inovações. A primeira é de um espaço de notificações, em que a autarquia informa manutenções emergenciais que podem provocar intermitência no abastecimento de água, notícias, entre outros. A segunda é uma área com as dúvidas frequentes dos usuários, que esclarece, por exemplo, como alterar a titularidade da conta e como solicitar a reabertura da ligação de água.

Otimização da ferramenta – Com a atualização do Semasa Mobile outros tipos de consultas a serviços e informações, disponíveis nas versões anteriores, foram otimizados. No ícone dos dias e horários da coleta de resíduos, por exemplo, agora existe a opção de ver informações de quando o serviço acontece em outros bairros de Santo André. Neste mesmo ícone, encontra-se o serviço das estações de coleta, só que agora com fotos dos ecopontos e ferramenta de geolocalização, que mostra qual é a unidade mais próxima, bem como o trajeto para chegar ao equipamento. A mesma novidade está no ícone dos locais dos postos de atendimento da autarquia.

O boletim da manutenção passou a mostrar os endereços e horários onde ocorrem intervenções com fechamento de água, em tempo real, com informações sobre a previsão de reabertura do abastecimento e as manutenções feitas nos últimos dois dias. Os usuários também podem consultar a situação do abastecimento e o acervo do Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...