03/06/2019 Moeda Verde supera marca de 100 toneladas de resíduos recebidos

Programa completou um ano e meio este mês e já beneficia mais de 47 mil moradores

Santo André, 31 de maio de 2019 – O Programa Moeda Verde, que troca 5 kg de lixo reciclável por 1 kg de alimento do tipo hortifrúti, já coletou mais de 100 toneladas de resíduos desde o seu lançamento, em novembro de 2017. Em troca, a iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Prefeitura de Santo André, entregou 20 toneladas de frutas, legumes e hortaliças.

A importante marca foi atingida poucos dias após o programa completar um ano e meio e demonstra o sucesso da ação e a aderência dos moradores de núcleos e comunidades que tem participado cada vez mais das trocas.“Este é um grande marco da nossa gestão. O programa gera consciência ambiental e incentiva todos os moradores a cuidarem da comunidade, mantendo-a limpa. Não a toa outras cidades estão vindo para Santo André para aprender e também utilizar o projeto. É a dignidade de volta para a população andreense”, disse o prefeito Paulo Serra.

“O Moeda Verde é um orgulho para Santo André. Com ele, o Semasa tem diminuído os pontos de descarte irregular da cidade e mantido as vias das comunidades mais limpas. Sem contar a alimentação saudável que o programa, através do Banco de Alimentos, oferece aos moradores. A marca de 100 toneladas é só mais uma provas de quanto estamos no caminho certo”, afirma o superintendente do Semasa, Almir Cicote.

Histórico – O Moeda Verde foi estruturado dentro de algumas propostas principais que visam a ampliação da vida útil do Aterro Sanitário, a redução dos pontos de descarte de lixo irregular e a melhora da coleta seletiva em comunidades carentes do município. Assim, surgiu o programa de Santo André que também objetiva combater à fome e a miséria, já que os pontos de troca são sempre dentro de núcleos habitacionais; sensibilizar moradores sobre a importância da separação dos resíduos; proporcionar um sentimento de pertencimento em relação ao ambiente em que vivem; e estimular a economia circular, já que todas as hortaliças ofertadas nas trocas são adquiridas dos agricultores urbanos de Santo André.

Além das trocas, o programa já trouxe também algumas melhorias estruturais como a eliminação do pior ponto de despejo ilegal de lixo, junto ao Núcleo dos Ciganos, na região de Utinga/Vila Metalúrgica, e a criação de um estacionamento para carros. Na rua Malaia e na Av. dos Estados, próximo ao Núcleo Capuava, também foram feitas duas intervenções para criação de áreas verdes e estacionamento, eliminando outros dois pontos de acúmulo.

Atualmente, o Moeda Verde está presente em 9 comunidades da cidade – Ciganos, Capuava, Cipreste, Eucaliptos, Vista Alegre, Santa Cristina, Jardim Cristiane, Sítio dos Vianas e Cruzado. Até o fim do ano, a iniciativa será ampliada para outros cinco locais – Pintassilgo, Tamarutaca, Sorocaba, Espírito Santo e Missionários. Todas as informações sobre as trocas realizadas estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

24/03/2023: Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro Estabelecimentos foram autuados repetidas vezes pela Fiscalização Ambiental do Semasa por excesso de ruído Santo André – 24 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou operação na manhã desta sexta-feira (24) para apreender equipamentos e caixas de som de quatro bares da região do Centro de Santo André. A ação contou com apoio da Guarda Civil...

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

23/03/2023: Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...

Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

21/03/2023: Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

Ações do Semasa ocorreram em parceria com a GCM e a PM Santo André, 21 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nova operação neste último final de semana (dias 17 e 18/3) para combater os problemas de poluição sonora na cidade e autuou 28 estabelecimentos por ruído excessivo. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, efetuando vistorias em 15 bairros:...

Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

17/03/2023: Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

Semasa chegou a gastar mais de R$ 100 mil por ano com serviços de limpeza na Avenida Cândido Camargo Santo André, 17 de março de 2023 – Passados seis meses desde a abertura da Estação de Coleta Ana Maria, no Jardim Ana Maria, em Santo André, o ecoponto sanou um problema antigo: o ponto de descarte irregular de resíduos que existia há mais de 15 anos na Avenida Cândido Camargo, no próprio terreno onde foi construído o equipamento. Morador...