24/04/2019 Moeda Verde chega ao Sítio dos Vianas para beneficiar mais 8,3 mil pessoas

Núcleo é o primeiro desta nova fase de expansão do programa em Santo André; nesta quinta-feira a ação chega aos núcleos Cruzado I e II

Santo André, 24 de abril de 2019 – O programa Moeda Verde, realizado pela Prefeitura de Santo André e pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), entrou em sua terceira fase de expansão nesta quarta-feira (24). A comunidade do Sítio dos Vianas passa a ser a oitava da cidade a receber as ações quinzenais que trocam resíduos recicláveis por alimentos hortifrúti, beneficiando mais de 8,3 mil pessoas direta e indiretamente. Nesta quinta-feira (25), o prefeito Paulo Serra acompanha a implantação do programa nos núcleos Cruzado I e II, no Jardim Santo André.

Durante a primeira ação do programa no Sítio dos Vianas, o destaque ficou por conta da participação de dezenas de alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Cândido Portinari que, como forma de mobilizar e conscientizar a população local, levaram recicláveis para trocar.

As crianças assistiram a uma contação de história, oferecida pela equipe de educação ambiental do Semasa, que teve como objetivo sensibilizá-las sobre a importância da preservação do meio ambiente e do descarte correto do lixo. Em seguida, com muita animação, os alunos trocaram garrafas PET por 1 kg de frutas e legumes oferecidos pelo Moeda Verde para levar para suas famílias.

O superintendente do Semasa, Almir Cicote, elogiou o programa e fez um pedido às crianças. “Agora é a hora de vocês chegarem em casa e contarem para os pais de vocês como é importante separar os resíduos e participar do Moeda Verde”.

Os moradores da comunidade trocaram, neste primeiro dia, 252,4 kg de lixo reciclável por 50 kg de laranja, abobrinha, berinjela, batata-doce e carambola. As trocas, que tiveram início nesta quarta-feira, às 10h30, passarão a ocorrer sempre às sextas-feiras, às 14h, a partir de maio. O ponto de encontro é a praça Maria Mariano – próximo à rua das Minas.

Márcia Nascimento, de 46 anos, todos vividos na comunidade, foi a primeira da fila e espera que o programa auxilie a população a se conscientizar para não colocar o lixo de forma errada. “No mesmo imóvel que eu, moram mais 3 famílias e nós todos vamos nos beneficiar com a troca pelos alimentos”, afirmou. Márcia levou pra casa quatro quilos de frutas e legumes pois encaminhou 21 kg de resíduos para reciclagem.

Até o final do ano, o Moeda Verde vai chegar a outras sete comunidades da cidade, ampliando a abrangência do programa e beneficiando, direta e indiretamente, cerca de 78% dos residentes de núcleos e assentamentos de Santo André. Nos núcleos Cruzado I e II (Jardim Santo André), a primeira troca será feita nesta quinta-feira, às 11h, no cruzamento da rua Gamboa com a rua Descampado.

“Pedi ajuda dos vizinhos que não queriam separar os resíduos, para me doarem o material. Assim, mesmo quem não quer participar, ajuda o outro. Espero que o Moeda Verde ‘pegue’ aqui no bairro”, disse Rosangela Maria de Almeida, que vive há 30 anos no local e já conhecia o programa porque a irmã participava das trocas no Jardim Cipreste.

Em quase um ano e meio, a população participante dos núcleos em que o Moeda Verde está presente já encaminhou mais de 86 toneladas de lixo para a reciclagem. Em troca, já foram doadas mais de 17 toneladas de frutas, verduras e legumes. Vale lembrar que a cada 5 kg de material reciclado, o munícipe recebe 1 kg de alimento hortifrúti.

O material recebido nas trocas do Moeda Verde é encaminhado às cooperativas de reciclagem parceiras do Semasa. Os alimentos doados aos moradores são adquiridos por meio do Banco de Alimentos e também dos produtores rurais urbanos de Santo André, que fornecem todas as hortaliças distribuídas, gerando riqueza para a cidade no formato de economia circular.

O programa possui um hotsite (www.semasa.sp.gov.br/moedaverde) em que é possível acessar as principais informações sobre as ações. A plataforma permite verificar a agenda de trocas, balanço de resíduos recolhidos (por núcleo), fotos, entre outras informações.

Veja as fotos no Flickr do Semasa

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...