16/04/2019 Moeda Verde transforma paisagem de mais uma rua no Núcleo Capuava

Rua Malaia, que sofria com acúmulo de lixo irregular, foi transformada em área verde e estacionamento para os moradores

Santo André, 16 de abril de 2019 – Mais um local de Santo André que recebia grande quantidade de resíduos por descarte irregular está de cara nova. A rua Malaia, no Parque Capuava, bairro que abriga um dos pontos de troca do programa Moeda Verde, ganhou uma área verde e um estacionamento para os veículos da população do entorno. Os serviços de melhoria foram feitos pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em parceria com a Prefeitura.

As intervenções fazem parte da missão do Moeda Verde de combater pontos que ainda sofrem com o despejo ilegal de entulho, móveis, sacos de lixo, dentre outros. A via também ganhou melhorias no sistema de captação de águas pluviais. A área de convivência ainda vai receber mobiliário urbano, como mesinhas e banco, tornando o ambiente ainda mais agradável aos munícipes.

Além do benefício direto para a população que vive no entorno, a ação também vai permitir que o Semasa diminua os gastos com a limpeza do lugar. Em 2018, por causa do descarte irregular, a autarquia precisou limpar o ponto 64 vezes, somando 177 viagens para transportar, ao todo, 531 toneladas de materiais. O gasto foi de cerca de R$ 96 mil.

A intervenção na rua Malaia foi ainda a segunda no Núcleo Capuava após a implantação do Moeda Verde no bairro. Em agosto do ano passado, o Semasa já havia criado uma pequena praça e um espaço para veículos na avenida dos Estados, eliminando o segundo maior ponto de descarte irregular de resíduos da cidade.

Entrega recorde – As ações do Moeda Verde têm transformado a paisagem do Núcleo Capuava, que registrou a maior troca de resíduos por alimentos hortifrúti da história do programa. A marca foi alcançada em 19 de março, quando os participantes encaminharam 2,4 toneladas de lixo para a reciclagem. O Capuava é o segundo ponto de troca do Moeda Verde que mais recebe resíduos por parte dos moradores.

Desde o início do programa em Santo André, no final de 2017, já foram entregues mais de 80 toneladas de resíduos por parte dos moradores e doados mais de 16 toneladas de alimentos – frutas, verduras e legumes.

Em 2019 o Moeda Verde vai chegar a mais comunidades do município. Em abril, serão dois novos núcleos que vão receber as trocas do programa – Cruzado (no Jardim Santo André) e Sítio dos Vianas.

Veja mais fotos do antes e depois no Flickr do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...