22/02/2019 Vila Gilda recebe melhorias no sistema de drenagem

Semasa começou a construir novas galerias de águas pluviais na rua Avanhandava

Santo André, 22 de fevereiro de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou esta semana a construção de novas galerias para melhorar o escoamento de águas pluviais na Vila Gilda. As intervenções, que são realizadas na rua Avanhandava, vão beneficiar ainda moradores de várias vias do entorno, como Carlos Magno, Rui Barbosa, Kugler, Asteca, Caminho do Pilar, Rui Barbosa e Airó, além da avenida Pereira Barreto.

As obras na Vila Gilda fazem parte do programa constante do Semasa de melhorias no sistema de drenagem da cidade. Na Avanhandava, a nova rede terá 154 metros de comprimento, com tubulações de 600 mm de diâmetro. O projeto ainda contempla a implantação de mais 34 metros de tubos com diâmetro de 500 mm, para os ramais que captarão as águas através das bocas de lobo.

Com a ampliação da rede de águas pluviais e a implantação de bocas de lobo na Avanhandava, o Semasa pretende que a velocidade das águas durante as chuvas seja menor nas vias do bairro, evitando ainda pontos de acúmulo de água no local mais baixo da região, que fica na rua Airó.

As intervenções vão custar R$ 600 mil e serão entregues até o final de abril.

Manutenção – Esta semana, o Semasa também deu início a uma importante obra de manutenção na foz do córrego Cemitério, junto ao rio Tamanduateí.  As equipes do Semasa estão trabalhando entre a agência dos Correios e a empresa Rhodia Solvay, na avenida dos Estados.

A intervenção ainda é uma decorrência das fortes chuvas de 23 de novembro de 2018, quando município registrou 94 milímetros de precipitação em cerca de uma hora. Na ocasião, entre outros danos, a tempestade causou o desmoronamento de parte da estrutura das paredes do canal, na foz do córrego.

O trecho, de aproximadamente 40 metros de extensão, está sendo reconstruído agora pelo Semasa e deve ficar pronto também até o final de abril, ao custo de R$ 310 mil.

A obra é de extrema importância para o sistema de drenagem da cidade, pois vai evitar uma possível obstrução do córrego, o que, em caso de chuvas muito fortes, pode provocar alagamentos mais severos na região central.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...