20/02/2019 Semasa promove curso de formação ‘Caminho das Águas’ para educadores

Iniciativa chega a sua segunda edição e é totalmente gratuita

Santo André, 20 de fevereiro de 2019 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece em março a segunda edição do seu curso de formação ‘Caminho das Águas’. A atividade é parte das ações em comemoração ao Dia Mundial da Água – celebrado oficialmente em 22/3 – e é organizada pela equipe de educação ambiental da autarquia. A iniciativa, que é gratuita, é voltada para docentes das redes municipal, estadual e particular, e tem o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a situação da água no mundo e em Santo André, incentivando o protagonismo do professor no processo de educação ambiental. Estudantes e estagiários da área de educação poderão fazer o curso desde que tenham um grupo para aplicar as atividades.

O curso tem como base o projeto ‘Caminho das Águas’ realizado há 20 anos pelo Semasa. Nesta edição, serão oferecidas duas turmas: as quartas-feiras (turma 1), das 13h30 às 17h30, a partir de 13/3; e outra aos sábados (turma 2), das 8h às 12h, com início em 30/3.

Serão cinco encontros quinzenais com teoria e prática, visitas monitoradas, jogos e sugestões de atividades para que cada educador possa aplicar em sala de aula. O objetivo é mostrar todo o ciclo da água, além de reflexões sobre uso racional, poluição dos recursos hídricos e tratamento de esgoto. Uma das convidadas do curso será a professora Marta Marcondes, da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), que também é coordenadora do Projeto IPH (Índice de Poluentes Hídricos) USCS, do Programa ESIC – Educação e Saúde Integral em Comunidades-USCS, da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Coletiva (LAISC) e do Projeto Expedição Mananciais.

Os encontros e as atividades complementares somarão 30 horas de formação. Há também possibilidade ampliar a carga horária, para até 50 horas, para docentes que optem por desenvolver projeto sobre o tema com seus alunos.

As aulas vão acontecer no auditório da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas até 11/3 – para a turma 1, e até 26/3 – para a turma 2. Haverá emissão de certificado para os participantes que optarem pela ampliação da carga horária.

Serviço

Curso ‘Caminho das Águas’

Quando? Turma 1 | quarta-feira, a partir de 13/3/19, das 13h30 às 17h30

                 Turma 2 | sábado, a partir de 30/3/19, das 8 às 12h

Onde? Auditório da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental

Endereço: Rua Igarapava, 250 – Valparaíso / Santo André

Inscrições: Pelo telefone 4433-9859 ou 4433-9846

Vagas: 20 por turma

Público alvo: professores das redes municipal, estadual e particular de ensino. Estudantes e estagiários da área de educação, desde que tenham um grupo/sala para aplicar as atividades complementares.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...