14/12/2018 Moeda Verde supera a marca de 50 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos

Iniciativa inovadora chegou ao núcleo Jardim Cristiane nesta sexta-feira (14), a sétima comunidade a receber a ação em Santo André

Santo André, 14 de dezembro de 2018 – Completando o ciclo da segunda fase de expansão do Programa Moeda Verde, a Prefeitura, por meio do Núcleo de Inovação Social/Banco de Alimentos, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promoveram nesta sexta-feira (14) a estreia do programa para os moradores dos núcleos Jardim Cristiane e Gaturama. A partir de agora, mais 3.300 pessoas poderão ser beneficiadas pelas ações do Moeda Verde, que promove a troca de 5 kg de resíduos recicláveis por 1 kg de alimento do tipo hortifrúti – como frutas, legumes e hortaliças.

Na primeira ação do programa no local, os participantes trocaram 516 kg de lixo reciclável por mais de 100 quilos de limão e batata-doce, além de alface, chicória e almeirão. Em pouco mais de um ano, o Moeda Verde recebeu cerca de 50 toneladas de resíduos recicláveis nas sete comunidades onde o programa tem atuação. Esse volume representa mais de  10 toneladas de alimentos distribuídos.

Valdir dos Santos, o primeiro da fila de troca, reside há 42 anos na comunidade e levou 39 quilos de lixo reciclável para trocar. “Estava ansioso pela ação. Trouxe até a minha sobrinha para participar. Estou confiando que o programa vai dar certo aqui na região”, contou animado.

Com a chegada do programa à comunidade, Santo André passa a ter cerca de 35.600 munícipes beneficiados direta e indiretamente, número que representa aproximadamente 35% dos moradores residentes em assentamentos e núcleos habitacionais da cidade.

O prefeito Paulo Serra e a primeira-dama, Ana Carolina Barreto Serra, estiveram presentes na atividade de estreia. “O Moeda Verde é um marco da nossa gestão. O programa gera consciência ambiental e incentiva todos os moradores do núcleo a cuidarem da comunidade, mantendo-a limpa”, comentou o prefeito.

Banco de Alimentos – O material recebido nas trocas do Moeda Verde é encaminhado às cooperativas de reciclagem parceiras da autarquia. O alimento é doado aos moradores pelo Banco de Alimentos, o que incentiva uma alimentação mais saudável nas comunidades.

A primeira-dama agradeceu o trabalho conjunto de todas as áreas da administração envolvidas no sucesso do programa e convidou os munícipes a participarem das próximas trocas. “Este é um trabalho inovador, e é preciso que vocês incentivem a comunidade. Chamem os amigos e os vizinhos para participar do Moeda Verde. Unidos por meio de iniciativas assim, nós contribuímos para a melhoria da cidade”, completou.

O programa possui um hotsite (www.semasa.sp.gov.br/moedaverde) em que é possível acessar as principais informações sobre as ações. Há um canal direto também pelo aplicativo Semasa Mobile. Lá é possível verificar a agenda de trocas, balanço de resíduos recolhidos (por núcleo), fotos entre outras informações. Além disso, os moradores dos núcleos de atuação do Moeda Verde que possuem celular cadastrado junto ao Semasa recebem SMS um dia antes das trocas para incentivar a participação dos munícipes.

Confira as fotos da primeira ação no Jardim Cristiane.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...