Caixa UMA é mais durável e permite mais segurança ao cavalete e ao hidrômetro
Santo André, 26 de novembro de 2018 – Continuando a oferecer melhores serviços aos usuários, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passa a disponibilizar a partir desta segunda-feira (26/11) o novo padrão de ligações de água, a Caixa UMA (Unidade de Medição de Água), para os imóveis da cidade que possuem ligações múltiplas – com dois ou mais hidrômetros, também conhecidas como ligações estaleiro.
A Caixa UMA foi adotada pelo Semasa, pois protege o hidrômetro de danos provenientes de intempéries, que podem ocasionar vazamentos, e também de violações e depredações. Além disso, ela facilita o trabalho do leiturista e dos agentes credenciados pelo Semasa e dá mais segurança ao morador, pois os agentes não precisam entrar no imóvel para fazer o registro do consumo.
Desde a sua implementação, em dezembro do ano passado, quando passou a ser obrigatório para ligações ¾ individuais, a autarquia registrou 603 solicitações de usuários para instalação da UMA. A partir de agora, o equipamento passa a ser também obrigatório para as novas ligações múltiplas. Além disso, moradores que possuam ligações no padrão antigo e desejam atualizar para o modelo da Caixa UMA também podem fazê-lo.
Após a aquisição da Caixa, que deverá ser feita em qualquer um dos Postos de Atendimento do Semasa, o usuário deve providenciar a instalação de acordo com as especificações técnicas fornecidas pela autarquia, mantendo o livre acesso ao leiturista do Semasa. Um manual de instalação acompanha a Caixa e o interessado ainda recebe um folheto explicativo com as orientações sobre a instalação. Cada caixa custa R$ 64,34 e há ainda o valor a ser pago pelo tipo de ligação a ser executada, de acordo com o passeio do local da instalação.