Válvula redutora de pressão é a sexta a operar na cidade. Investimentos com as instalações já foram recuperados com a redução das perdas de água
Santo André, 23 de novembro de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) instalou mais uma válvula redutora de pressão (VRP) no Parque Miami, em continuidade às ações da Operação Caça-Vazamentos, que têm o objetivo de reduzir as perdas de água na cidade e, consequentemente, melhorar o abastecimento da população.
É o sexto equipamento do tipo em operação em Santo André, a um custo total de R$ 448 mil. O investimento, porém, já foi recuperado, pois as VRPs instaladas já evitaram perdas que chegariam a mais de R$ 710 mil.
A operação de mais essa VRP no Miami começou na última quarta-feira (21), beneficiando moradores das ruas Rio Upariquera, Rio Jari, Cassiopoera e Madeira, além de imóveis na Estrada do Pedroso. Com o equipamento, 319 imóveis vão receber água com níveis adequados de pressão, evitando que tanto as redes internas, ou seja, dos munícipes, quanto às externas, que são públicas, sejam danificadas e sofram com vazamentos de água.
Atualmente, as seis VRPs atendem 14.740 ligações de água em Santo André. A última instalada, em julho deste ano, também no Parque Miami, atende 1.385 ligações. Com a operação do equipamento, as perdas físicas na região já diminuíram 16% e continuam em queda.
No Parque Gerassi, onde a VRP começou a operar em setembro deste ano atendendo 8.849 ligações, a redução das perdas foi ainda mais significativa: de 75% em dois meses.
As demais regiões que já receberam VRPs em Santo André são Vila Pires, Bom Pastor e Jardim Stella. A intenção do Semasa é instalarmais 10 equipamentos do tipo até 2020.