21/11/2018 Por meio da arte, jovens ‘dão vida’ aos espaços de convivência da Fundação Casa em Santo André

Projeto do Semasa em parceria com a instituição incentiva a grafitagem como meio de sensibilização ambiental

 Santo André, 21 de novembro de 2018 – As áreas de convivência e visitação da Fundação Casa em Santo André ganharam novos conceitos e tonalidades, ao mesmo tempo em que passaram a ser objetos de reflexão sobre a importância da conservação e preservação das árvores para o meio ambiente.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a instituição, realiza, desde setembro deste ano, um projeto de sensibilização ambiental com os jovens que cumprem medida socioeducativa. O objetivo é falar dos benefícios das árvores e fazer com que os participantes adquiram um olhar mais crítico e reflexivo com a natureza, por meio da grafitagem.

Entre os resultados, os jovens grafitaram as paredes da quadra poliesportiva do Centro Socieducativo Casa II e o espaço de visitação do Centro  Casa I com desenhos de árvores, que chamam a atenção pela criatividade e expressividade das cores que revigoram os ambientes.

“A arte tem um papel fundamental na construção de um futuro sustentável, pois promove a harmonia entre os seres e o direito das futuras gerações a ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, que lhes garantem uma boa qualidade de vida”, afirmou a encarregada de extensão ambiental do Semasa, Cleonice de Almeida Pinto. Além de oficina de grafite, o projeto contou com palestra sobre os benefícios das árvores e debate ambiental a respeito do tema.

“Essas atividades são uma grande oportunidade para a gente aprender a cuidar da natureza. Eu também participei do plantio de uma horta e do projeto Livro Vivo. Já li vários livros e isso é bom para mim, porque acaba sendo o meu passatempo e faz com que eu esqueça, por alguns minutos, dos problemas”, disse um jovem, que está há dez meses na instituição.

Ao longo deste ano, o Semasa também realizou outras ações com os jovens da Fundação Casa, como a implantação do projeto Livro Vivo, que recupera obras descartadas nas Estações de Coleta, a criação de um jardim suspenso com garrafas pet e de uma horta de legumes, hortaliças e plantas condimentares.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

23/03/2023: Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...

Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

21/03/2023: Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

Ações do Semasa ocorreram em parceria com a GCM e a PM Santo André, 21 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nova operação neste último final de semana (dias 17 e 18/3) para combater os problemas de poluição sonora na cidade e autuou 28 estabelecimentos por ruído excessivo. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, efetuando vistorias em 15 bairros:...

Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

17/03/2023: Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

Semasa chegou a gastar mais de R$ 100 mil por ano com serviços de limpeza na Avenida Cândido Camargo Santo André, 17 de março de 2023 – Passados seis meses desde a abertura da Estação de Coleta Ana Maria, no Jardim Ana Maria, em Santo André, o ecoponto sanou um problema antigo: o ponto de descarte irregular de resíduos que existia há mais de 15 anos na Avenida Cândido Camargo, no próprio terreno onde foi construído o equipamento. Morador...

Santo André expande Moeda Pet para o Núcleo Espírito Santo a partir desta quarta

14/03/2023: Santo André expande Moeda Pet para o Núcleo Espírito Santo a partir desta quarta

Troca será realizada em conjunto com o Moeda Verde Santo André 14 de março de 2023 – O programa Moeda Pet, realizado pela Prefeitura de Santo André, será expandido para mais uma comunidade a partir desta quarta-feira (15). Das 10h15 às 11h15, no Núcleo Espírito, os moradores poderão trocar garrafas plásticas por ração para cães e gatos. A ação ocorre de forma concomitante com a troca do Moeda Verde, iniciativa realizada por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...