Trabalho na E.E. Celso Augusto Daniel faz parte de projeto de educação ambiental da autarquia que visa combater o descarte irregular de resíduos
Santo André, 14 de novembro de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) encerrou no último final de semana mais uma etapa do projeto Cidadania Ambiental e Consumo Responsável. Após uma série de oficinas, alunos, pais, professores e funcionários da E.E. Prefeito Engenheiro Celso Augusto Daniel, no Jardim Santo André, se reuniram para fazer o plantio de centenas de mudas para a formação de uma horta comunitária dentro da escola.
O objetivo do Semasa é levar às comunidades a prática de ações saudáveis para o meio ambiente e ainda reduzir o descarte irregular de resíduos. No Jardim Santo André, o programa começou em agosto, com uma parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). Na sede da CDHU no bairro, o Semasa fez a formação de lideranças comunitárias, que puderam aprender mais sobre o descarte de resíduos em Santo André, reaproveitamento de recicláveis e de restos de alimentos.
Já na escola estadual, a formação ambiental começou em setembro e ainda contou com oficinas para o reaproveitamento de pneus descartados e de compostagem, com a montagem de uma composteira. Os participantes tiveram oficinas de coleta seletiva e de uso de restos de alimentos não processados para a produção de adubo.
De acordo com o diretor da EE Celso Daniel, José Mauro Capp, os estudantes se envolveram muito com o projeto e se transformaram em multiplicadores das ideias transmitidas. “Eles gostaram tanto que até traziam uma troca de roupa, porque iam mexer com a terra e se sujar para a aula”, contou.
Angela Estevan, coordenadora técnica do trabalho de urbanização da CDHU, destacou a importância da parceria com o Semasa. “Este projeto integrou de fato o trabalho da CDHU com os agentes comunitários e a escola, que representa o entorno. Os alunos também são moradores do bairro e vão replicar o que aprenderam aqui”, disse, lembrando que a próxima etapa é continuar o trabalho ambiental conjunto também fora da escola.
A encarregada de extensão ambiental do Semasa, Cleonice de Almeida Pinto, disse que a ideia é em 2019 estender o projeto para outras escolas do Jardim Santo André. “O objetivoé promover a cidadania ambiental e o consumo sustentável em todo bairro”, afirmou.
Veja as fotos do projeto no Flickr do Semasa.