E.E. Celso Augusto Daniel terá diversas atividades sobre resíduos sólidos até o começo de novembro
Santo André, 23 de outubro de 2018 – Alunos, professores, funcionários e comunidade do entorno da E.E. Prefeito Engenheiro Celso Augusto Daniel, no Jardim Santo André, participam desde setembro de uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) que visa levar, com educação ambiental, o incentivo da prática pela comunidade de ações saudáveis para o meio ambiente.
A escola pública foi a primeira da cidade a ser beneficiada pelo projeto Cidadania Ambiental e Consumo Responsável, que teve início em agosto com lideranças comunitárias do próprio Jardim Santo André. O objetivo do Semasa é sensibilizar os moradores do bairro sobre a importância do descarte correto de resíduos, a redução da geração de lixo e o reaproveitamento de materiais recicláveis e de restos de alimentos para serem transformados em adubo. No Jardim Santo André, o projeto conta com a parceria da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), responsável pela urbanização do local.
A formação ambiental dentro da escola já contou com duas palestras sobre o tema para funcionários, professores e alunos dos ensinos médio e fundamental e oficinas para confecção de novas lixeiras com pneus descartados. Além disso, cerca de 100 alunos participaram de uma visita ao Aterro Sanitário Municipal para conhecer o processo de aterramento dos resíduos e o trabalho das cooperativas de reciclagem, que separam e vendem materiais secos para empresas e geram oportunidade de renda para ex-catadores.
Nesta quarta-feira (24), das 9h às 12h e das 14h às 15h, a formação terá continuidade com atividade prática para montagem de uma composteira. Com esta prática, os jovens vão aprender a reaproveitar restos de alimentos não processados, que se transformarão em adubo para hortas e jardins. No dia 29, os alunos vão preparar um canteiro que servirá de horta comunitária para a escola. O plantio com os estudantes e as lideranças comunitárias acontecerá no último dia do projeto, 10/11, a partir das 9h. No evento final ainda serão apresentados todos os trabalhos feitos com a comunidade local.
Jornalistas interessados em fazer a cobertura das atividades devem entrar em contato com o Semasa.