18/09/2018 Na estreia do Moeda Verde no núcleo Eucaliptos, moradores entregam 250 kg de resíduos

Programa que troca recicláveis por alimentos será ampliado para outras três comunidades até dezembro

Santo André, 18 de setembro de 2018 – A segunda fase de expansão do programa Moeda Verde começou nesta terça-feira, no núcleo Eucaliptos, no bairro Cata Preta, com a entrega de quase 250 kg de resíduos secos pela população, que levou para casa 50 kg de laranjas, abobrinhas e verduras. Até o final do ano, o objetivo é levar o Moeda para outras três comunidades, beneficiando em toda cidade 35,6 mil pessoas, num aumento de mais de 150% no número de beneficiados.

Atualmente, o programa está consolidado nos núcleos Ciganos, Capuava e Jardim Cipreste, onde vivem 14 mil pessoas, que já receberam quase 5,6 toneladas de alimentos. “Este é um programa pioneiro da nossa gestão. Gera consciência ambiental, nos ajuda a manter a cidade mais limpa e melhora a nossa reciclagem”, afirmou prefeito Paulo Serra, que acompanhou o início do programa no Eucaliptos, comunidade onde vivem 4,9 mil moradores, que agora passam a ser impactados pelo programa que troca recicláveis por alimentos hortifrúti.

“Resolvi participar porque achei a ideia do programa muito boa”, afirmou Wellington dos Santos, que levou para a troca os dois filhos e quase 65 kg de resíduos secos como ferros, utensílios de plásticos quebrados e garrafas. No total, 26 famílias participaram da primeira troca do programa no Eucaliptos e, para a próxima troca, 40 já estão cadastradas.

O Moeda Verde começou no núcleo Ciganos, em novembro de 2017. As trocas acontecem a cada 15 dias, sempre das 14h às 16h. No Eucaliptos, a troca será sempre às terças-feiras e a próxima já está marcada para 2 de outubro.

Na segunda quinzena outubro, a equipe do Moeda vai chegar no Morro Vista Alegre (Kibon), às quartas-feiras. Em novembro, será a vez dos moradores dos núcleos Santa Cristina, Nova Esperança e Favelinha do Amor poderem trocar resíduos por alimentos, às quintas-feiras. A equipe do Moeda Verde também vai atender os núcleos Jardim Cristiane e Gaturama, a partir de dezembro, com trocas às sextas-feiras.

Para colocar o Moeda Verde nas ruas, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura de Santo André organizam uma estrutura baseada na parceria com diversas organizações e empresas. Participam Banco de Alimentos, Núcleo de Inovação Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), Agricultores Urbanos do Marajoara e do Capuava, Nupe (Núcleo de Projetos Especiais) de Santo André, Instituto Triângulo, Peralta Ambiental e Paranapanema S.A, além das duas cooperativas de reciclagem já parceiras do Semasa – Cidade Limpa e Coopcicla.

Todas as novidades do Moeda Verde podem ser conferidas no hotsite do programa, que está no www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

26/11/2023: Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

Pacote de melhorias inclui postes de iluminação solar, pista de acesso e placas com nova identidade visual da Unidade de Conservação Santo André, 26 de novembro de 2023 – Pé na areia, esporte, lazer, diversão e sustentabilidade. Assim foi a última edição do ano do Domingo no Pedroso, atividade promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) neste domingo (26) e que, desta vez, ainda contou com a entrega das obras de revitalização das quadras poliesportivas...

Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

23/11/2023: Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

Entrega ocorre durante o Domingo no Pedroso, que conta ainda com atividades ambientais e de lazer para toda a população Santo André, 23 de novembro de 2023 – O Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, recebe a última edição do ano do Domingo no Pedroso, neste próximo dia 26/11. Além das atividades de lazer e de educação ambiental, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também vai realizar a entrega das novas quadras poliesportivas,...

Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

15/11/2023: Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

Atividade gratuita ocorre em formato híbrido e tem vagas limitadas Santo André, 15 de novembro de 2023 – Reconhecendo os inúmeros benefícios que o contato com a natureza proporciona às pessoas, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental está com inscrições abertas para o minicurso “Bem me quer: Vivenciando a Natureza na Infância”. A formação é híbrida, conta com conteúdos on-line e um encontro presencial e ocorre...

Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

15/11/2023: Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

Ação integra o ProAr e ocorre até o fim da semana em diversos endereços da cidade Santo André, 15 de novembro de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do ProAr (Programa de Qualidade do Ar), realiza mais uma etapa de atividades nesta semana. Começaram as blitze de fiscalização de fumaça preta em veículos a diesel que integram a frota circulante do município. As ações, conduzidas pela Fiscalização Ambiental, ocorrem ao longo...