18/09/2018 Na estreia do Moeda Verde no núcleo Eucaliptos, moradores entregam 250 kg de resíduos

Programa que troca recicláveis por alimentos será ampliado para outras três comunidades até dezembro

Santo André, 18 de setembro de 2018 – A segunda fase de expansão do programa Moeda Verde começou nesta terça-feira, no núcleo Eucaliptos, no bairro Cata Preta, com a entrega de quase 250 kg de resíduos secos pela população, que levou para casa 50 kg de laranjas, abobrinhas e verduras. Até o final do ano, o objetivo é levar o Moeda para outras três comunidades, beneficiando em toda cidade 35,6 mil pessoas, num aumento de mais de 150% no número de beneficiados.

Atualmente, o programa está consolidado nos núcleos Ciganos, Capuava e Jardim Cipreste, onde vivem 14 mil pessoas, que já receberam quase 5,6 toneladas de alimentos. “Este é um programa pioneiro da nossa gestão. Gera consciência ambiental, nos ajuda a manter a cidade mais limpa e melhora a nossa reciclagem”, afirmou prefeito Paulo Serra, que acompanhou o início do programa no Eucaliptos, comunidade onde vivem 4,9 mil moradores, que agora passam a ser impactados pelo programa que troca recicláveis por alimentos hortifrúti.

“Resolvi participar porque achei a ideia do programa muito boa”, afirmou Wellington dos Santos, que levou para a troca os dois filhos e quase 65 kg de resíduos secos como ferros, utensílios de plásticos quebrados e garrafas. No total, 26 famílias participaram da primeira troca do programa no Eucaliptos e, para a próxima troca, 40 já estão cadastradas.

O Moeda Verde começou no núcleo Ciganos, em novembro de 2017. As trocas acontecem a cada 15 dias, sempre das 14h às 16h. No Eucaliptos, a troca será sempre às terças-feiras e a próxima já está marcada para 2 de outubro.

Na segunda quinzena outubro, a equipe do Moeda vai chegar no Morro Vista Alegre (Kibon), às quartas-feiras. Em novembro, será a vez dos moradores dos núcleos Santa Cristina, Nova Esperança e Favelinha do Amor poderem trocar resíduos por alimentos, às quintas-feiras. A equipe do Moeda Verde também vai atender os núcleos Jardim Cristiane e Gaturama, a partir de dezembro, com trocas às sextas-feiras.

Para colocar o Moeda Verde nas ruas, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura de Santo André organizam uma estrutura baseada na parceria com diversas organizações e empresas. Participam Banco de Alimentos, Núcleo de Inovação Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), Agricultores Urbanos do Marajoara e do Capuava, Nupe (Núcleo de Projetos Especiais) de Santo André, Instituto Triângulo, Peralta Ambiental e Paranapanema S.A, além das duas cooperativas de reciclagem já parceiras do Semasa – Cidade Limpa e Coopcicla.

Todas as novidades do Moeda Verde podem ser conferidas no hotsite do programa, que está no www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...