11/09/2018 Semasa executa cobertura das lagoas de chorume do Aterro Sanitário

Intervenções objetivam reduzir os transtornos ocasionados pelo odor do efluente, beneficiando a população do entorno

Santo André, 11 de setembro de 2018 – Para eliminar os impactos relacionados ao odor de chorume nas vizinhanças do Aterro Sanitário, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou a cobertura das duas lagoas que recebem o líquido percolado no local. O chorume é produzido a partir da decomposição dos resíduos orgânicos depositados no Aterro Sanitário.

As obras estão em estágio avançado, sendo que a lagoa maior já foi coberta pela manta flutuante. Os trabalhos na lagoa menor foram iniciados na semana passada e devem ser concluídos em meados de outubro.

A manta de cobertura dos equipamentos é de material PEAD de 1,5 milímetro, e flutua no líquido, adaptando-se ao nível de chorume existente em cada equipamento. A técnica de implantação de cobertura já está presente em mais de 20 aterros sanitários somente no Estado de São Paulo.

A expectativa da autarquia é mitigar os problemas ocasionados pelo odor do líquido percolado, especialmente em razão do aumento da vazão do chorume com a chegada da época de chuvas.

O Semasa também continuará encaminhando o efluente para tratamento, conforme já ocorre, junto à empresa Attend Ambiental, em Caieiras/SP. Além disso, a autarquia mantém diálogo constante com uma comissão de moradores do bairro, no sentido de sempre verificar as reclamações e sugestões dos munícipes. Todas as medidas tomadas pelo Semasa para minimizar os impactos causados pelas atividades do espaço são acompanhadas por esta comissão.

O Aterro Sanitário de Santo André funciona desde 1986 e, antes disso, uma usina de compostagem operava nesse local desde 1982. Todo o terreno faz parte da Central de Tratamento de Resíduos de Santo André, que opera regularmente e dentro dos parâmetros estabelecidos pela Cetesb, órgão estadual responsável pela fiscalização desse tipo de empreendimento. O Aterro andreense, inclusive, é um dos mais bem avaliados do Estado, com nota 9,4.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...

Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

22/05/2024: Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

Evento do Semasa visa estimular a criatividade e contato das crianças com a natureza Santo André, 22 de maio de 2024 – A equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove no próximo domingo (26) uma agenda cheia de atividades e brincadeiras em celebração à Semana Mundial do Brincar. O evento ocorrerá no Parque do Pedroso, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e terá contação...