02/08/2018 Com fiscalização mais eficiente, número de fraudes detectadas pelo Semasa aumenta 40%

No primeiro semestre de 2018, foram descobertas 503 fraudes contra 362 no mesmo período do ano passado

Santo André, 2 de agosto de 2018 – O número de fraudes detectadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) aumentou 40% na comparação do primeiro semestre de 2017 com os seis primeiros meses de 2018. O trabalho intenso da autarquia no sentido de coibir ligações clandestinas e furtos de água resultou, entre janeiro e junho deste ano, na descoberta de 503 fraudes, contra 362 no mesmo período do ano passado.

O combate às fraudes é uma das principais ferramentas adotadas pelo Semasa para reduzir o desperdício e eliminar perdas de água em Santo André. Além disso, ligações de água fraudulentas podem comprometer o abastecimento de uma região e, dependendo do caso, até provocar a contaminação da rede de água.

As fraudes flagradas até junho de 2018 correspondem a um desvio estimado de água de 78.264 m³, suficientes para abastecer cerca de 5,6 mil famílias de quatro pessoas em um mês. Em 2017, a fiscalização do Semasa também foi muito atuante, identificando 768 fraudes, 34% a mais do que o registrado em 2016.

As principais fraudes são manipulação da ligação através de cavalete (49%) ou do lacre (37%), mas também ocorrem vários casos de violação do corte feito na calçada (7%), fraude no hidrômetro, inserindo no equipamento objetos como imãs, ou perfurando a cúpula (7%), e também ligação clandestina (1%). Palmares e Valparaíso estão entre os bairros com maior incidência de casos.

O Semasa conta com uma equipe com 25 agentes de fiscalização, que atuam em todo município. Além de checar denúncias feitas diretamente à autarquia, a equipe realiza vistorias em casos que geram suspeitas de fraude, como divergências na leitura do consumo de água, ligações fechadas (cortadas) e imóveis com consumo abaixo da média padrão.

Quando constatada a fraude, o morador é notificado e tem 30 dias para para recurso. Caso não faça a defesa, ele receberá, à revelia, multa pela violação, no valor mínimo de 1.000 (FMPs), o que corresponde hoje a R$ 3.852,70.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...