02/08/2018 Com fiscalização mais eficiente, número de fraudes detectadas pelo Semasa aumenta 40%

No primeiro semestre de 2018, foram descobertas 503 fraudes contra 362 no mesmo período do ano passado

Santo André, 2 de agosto de 2018 – O número de fraudes detectadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) aumentou 40% na comparação do primeiro semestre de 2017 com os seis primeiros meses de 2018. O trabalho intenso da autarquia no sentido de coibir ligações clandestinas e furtos de água resultou, entre janeiro e junho deste ano, na descoberta de 503 fraudes, contra 362 no mesmo período do ano passado.

O combate às fraudes é uma das principais ferramentas adotadas pelo Semasa para reduzir o desperdício e eliminar perdas de água em Santo André. Além disso, ligações de água fraudulentas podem comprometer o abastecimento de uma região e, dependendo do caso, até provocar a contaminação da rede de água.

As fraudes flagradas até junho de 2018 correspondem a um desvio estimado de água de 78.264 m³, suficientes para abastecer cerca de 5,6 mil famílias de quatro pessoas em um mês. Em 2017, a fiscalização do Semasa também foi muito atuante, identificando 768 fraudes, 34% a mais do que o registrado em 2016.

As principais fraudes são manipulação da ligação através de cavalete (49%) ou do lacre (37%), mas também ocorrem vários casos de violação do corte feito na calçada (7%), fraude no hidrômetro, inserindo no equipamento objetos como imãs, ou perfurando a cúpula (7%), e também ligação clandestina (1%). Palmares e Valparaíso estão entre os bairros com maior incidência de casos.

O Semasa conta com uma equipe com 25 agentes de fiscalização, que atuam em todo município. Além de checar denúncias feitas diretamente à autarquia, a equipe realiza vistorias em casos que geram suspeitas de fraude, como divergências na leitura do consumo de água, ligações fechadas (cortadas) e imóveis com consumo abaixo da média padrão.

Quando constatada a fraude, o morador é notificado e tem 30 dias para para recurso. Caso não faça a defesa, ele receberá, à revelia, multa pela violação, no valor mínimo de 1.000 (FMPs), o que corresponde hoje a R$ 3.852,70.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...