30/07/2018 Parque Miami recebe equipamento que ajuda a combater perdas de água

Semasa instala válvula redutora de pressão para adequar a força da água nas tubulações

 Santo André, 30 de julho de 2018 –  Os moradores do Parque Miami, bairro de Santo André onde a pressão da água nas redes de abastecimento é mais intensa, foram beneficiados com a instalação de uma válvula redutora de pressão (VRP). O equipamento, que é o quarto a ser implantado na cidade desde 2017, é fundamental para reduzir a força da água para níveis mais adequados, combater vazamentos e danos às tubulações. 

Instalado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na rua Rio Upariquera, em frente ao Reservatório Miami, o dispositivo atende 1.385 ligações de água que sofrem com alta pressão, o que representa 80% do total de ligações do setor. Também está em fase de estudos a implantação de uma segunda VRP no Parque Miami, o que deve ocorrer ainda este ano.

Além de ser um equipamento eficiente e de baixo custo – o Semasa investiu cerca de R$ 55 mil –, a VRP é movida à energia solar, o que vai contribuir para a economia de energia elétrica na cidade.

Por meio do sistema de telemetria, a autarquia vai acompanhar 24 horas por dia o funcionamento e as vazões de água no local, agindo à distância para adequar a pressão da água nas redes e evitar a ocorrência de vazamentos, tanto nas redes públicas quanto nas instalações internas dos imóveis dos usuários. Junto à VRP também foi instalado um macromedidor para permitir o acompanhamento do consumo de água no setor.

Saldos positivos da VRP –  Além do Parque Miami, os bairros Bom Pastor, Jardim Stella e Vila Pires também receberam o equipamento. E os dados já demostram reduções expressivas de vazamentos.

No setor de abastecimento Paraíso, onde estão o Jardim Stella e o Bom Pastor, os índices de perdas de água diminuíram de 40% para 30% após a implantação das VRPs. Já na Vila Pires, o volume de desperdício de água caiu de 20% para 12%. Com isso, nesses bairros, o Semasa cumpriu a meta definida pelo Plano Nacional de Saneamento Básico, que preconiza o índice de perdas em 33% para a Região Sudeste do país.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

26/11/2023: Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

Pacote de melhorias inclui postes de iluminação solar, pista de acesso e placas com nova identidade visual da Unidade de Conservação Santo André, 26 de novembro de 2023 – Pé na areia, esporte, lazer, diversão e sustentabilidade. Assim foi a última edição do ano do Domingo no Pedroso, atividade promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) neste domingo (26) e que, desta vez, ainda contou com a entrega das obras de revitalização das quadras poliesportivas...

Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

23/11/2023: Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

Entrega ocorre durante o Domingo no Pedroso, que conta ainda com atividades ambientais e de lazer para toda a população Santo André, 23 de novembro de 2023 – O Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, recebe a última edição do ano do Domingo no Pedroso, neste próximo dia 26/11. Além das atividades de lazer e de educação ambiental, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também vai realizar a entrega das novas quadras poliesportivas,...

Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

15/11/2023: Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

Atividade gratuita ocorre em formato híbrido e tem vagas limitadas Santo André, 15 de novembro de 2023 – Reconhecendo os inúmeros benefícios que o contato com a natureza proporciona às pessoas, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental está com inscrições abertas para o minicurso “Bem me quer: Vivenciando a Natureza na Infância”. A formação é híbrida, conta com conteúdos on-line e um encontro presencial e ocorre...

Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

15/11/2023: Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

Ação integra o ProAr e ocorre até o fim da semana em diversos endereços da cidade Santo André, 15 de novembro de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do ProAr (Programa de Qualidade do Ar), realiza mais uma etapa de atividades nesta semana. Começaram as blitze de fiscalização de fumaça preta em veículos a diesel que integram a frota circulante do município. As ações, conduzidas pela Fiscalização Ambiental, ocorrem ao longo...