11/07/2018 Projeto Livro Vivo chega à Fundação CASA em Santo André

Iniciativa do Semasa faz com que os jovens internos tenham acesso a diversas obras literárias
Santo André, 11 de julho de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) expandiu o projeto Livro Vivo, que reaproveita livros entregues nas estações de coleta, para mais um local. Agora, os adolescentes da Fundação CASA em Santo André podem conhecer e apreciar diversas obras literárias,  que vão contribuir para a formação socioeducativa.
A chegada do Livro Vivo na instituição faz parte do projeto “Formar para Ressocializar”, realizado pelo Semasa em parceria com a Fundação CASA desde 2015. O objetivo é ensinar aos adolescentes conteúdos sobre educação ambiental, reciclagem e arte.
Os jovens em medida socioeducativa no CASA Santo André I foram os primeiros contemplados pelo projeto. Eles, inclusive, participaram da grafitagem da geladeira, também reaproveitada das estações de coleta, que serve de estante para armazenar as publicações. “Ler os livros com certeza vai trazer mais conhecimento e me ajudar a ser uma pessoa melhor”, disse um dos adolescentes, que ajudou na pintura da geladeira.
Cerca de 120 jovens dos centros I e II participaram, desde maio, de uma série de atividades promovidas pelo Semasa em prol da conscientização ambiental, como palestra sobre reutilização de material reciclado para paisagismo.
Os adolescentes também aprenderam a confeccionar um jardim suspenso com garrafas pet e puderam formar, na área externa da Casa II, um Muro Verde. A parede do local também foi revitalizada com um desenho grafitado feito com a ajuda de educadores da instituição.
“A conscientização ambiental muitas vezes passa despercebida na vida deles. As palestras e a prática ambiental são de grande importância para despertar o cuidado com a natureza. Ao cuidarem de um jardim, eles vão olhar com mais atenção para a árvore que está na frente das suas casas e do lixo jogado na rua”, afirmou o coordenador pedagógico do CASA II, Luiz César Madureira. No CASA I, a equipe do Semasa plantou, com os adolescentes, legumes, hortaliças e plantas condimentares. O objetivo é que eles cuidem do espaço para que a instituição possa aprovar os alimentos cultivados no local.
Locais do Livro Vivo – Os demais pontos do projeto Livro Vivo estão em todos os Postos de Atendimento do Semasa e nos parques Chácara Pignatari, Celso Daniel e Regional da Criança. Nesses locais, moradores podem ler e trocar livros gratuitamente e sem precisar fazer cadastro. Além disso, os munícipes podem doar livros, colocando-os diretamente nas geladeiras do projeto.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...