11/07/2018 Projeto Livro Vivo chega à Fundação CASA em Santo André

Iniciativa do Semasa faz com que os jovens internos tenham acesso a diversas obras literárias
Santo André, 11 de julho de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) expandiu o projeto Livro Vivo, que reaproveita livros entregues nas estações de coleta, para mais um local. Agora, os adolescentes da Fundação CASA em Santo André podem conhecer e apreciar diversas obras literárias,  que vão contribuir para a formação socioeducativa.
A chegada do Livro Vivo na instituição faz parte do projeto “Formar para Ressocializar”, realizado pelo Semasa em parceria com a Fundação CASA desde 2015. O objetivo é ensinar aos adolescentes conteúdos sobre educação ambiental, reciclagem e arte.
Os jovens em medida socioeducativa no CASA Santo André I foram os primeiros contemplados pelo projeto. Eles, inclusive, participaram da grafitagem da geladeira, também reaproveitada das estações de coleta, que serve de estante para armazenar as publicações. “Ler os livros com certeza vai trazer mais conhecimento e me ajudar a ser uma pessoa melhor”, disse um dos adolescentes, que ajudou na pintura da geladeira.
Cerca de 120 jovens dos centros I e II participaram, desde maio, de uma série de atividades promovidas pelo Semasa em prol da conscientização ambiental, como palestra sobre reutilização de material reciclado para paisagismo.
Os adolescentes também aprenderam a confeccionar um jardim suspenso com garrafas pet e puderam formar, na área externa da Casa II, um Muro Verde. A parede do local também foi revitalizada com um desenho grafitado feito com a ajuda de educadores da instituição.
“A conscientização ambiental muitas vezes passa despercebida na vida deles. As palestras e a prática ambiental são de grande importância para despertar o cuidado com a natureza. Ao cuidarem de um jardim, eles vão olhar com mais atenção para a árvore que está na frente das suas casas e do lixo jogado na rua”, afirmou o coordenador pedagógico do CASA II, Luiz César Madureira. No CASA I, a equipe do Semasa plantou, com os adolescentes, legumes, hortaliças e plantas condimentares. O objetivo é que eles cuidem do espaço para que a instituição possa aprovar os alimentos cultivados no local.
Locais do Livro Vivo – Os demais pontos do projeto Livro Vivo estão em todos os Postos de Atendimento do Semasa e nos parques Chácara Pignatari, Celso Daniel e Regional da Criança. Nesses locais, moradores podem ler e trocar livros gratuitamente e sem precisar fazer cadastro. Além disso, os munícipes podem doar livros, colocando-os diretamente nas geladeiras do projeto.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

29/02/2024: Santo André abre inscrições para eleição do Comitê Municipal de Educação Ambiental

Grupo tem como principal atribuição discutir e propor temas para a educação ambiental municipal Santo André, 29 de fevereiro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu processo para escolha dos integrantes do Comitê Municipal de Educação Ambiental. O objetivo é discutir e potencializar as ações de educação e sensibilização ambiental no município. As inscrições para as entidades interessadas podem ser realizadas até 21 de março. O comitê também contribuirá para a elaboração...

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...